O novo diretor da Fundação Casa de Rui Barbosa será o cientista político e Acadêmico Wanderley Guilherme dos Santos, segundo informou o colunista do GLOBO Ancelmo Gois nesta quinta-feira. Ele aceitou o convite da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, para assumir o cargo no lugar do sociólogo Emir Sader, que teve a nomeação suspensa na quarta-feira depois de chamar a ministra de autista em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

Num texto publicado na quarta-feira no blog que mantém na internet, Sader classificou Wanderley como um dos grandes pensadores brasileiros.”Hoje os grandes pensadores brasileiros são os que exercem ativamente o pensamento crítico contra o pensamento único. Pensadores como Marilena Chaui, Maria Conceição Tavares, José Luiz Fiori, Maria Rita Kehl, Wanderley Guilherme dos Santos, Leonardo Boff, Marcio Pochmann, Tania Bacelar – para mencionar apenas alguns – desenvolvendo suas formas distintas de pensamento em uma lógica oposta aos dogmas do pensamento único, que continua a orientar a velha mídia”, escreveu Sader.

Wanderley é graduado em filosofia pela UFRJ, com doutorado em ciência política pela Stanford University e pós-doutorado pela UFRJ. Atualmente é professor pesquisador da Universidade Cândido Mendes. Ele é autor de diversos livros, entre eles “Razões da Desordem” (1994), “Décadas de Espanto” e “Uma Apologia Democrática” (1998), “Roteiro Bibliográfico do Pensamento Político-Social Brasileiro (1870-1965)” (2002) e “O Cálculo do Conflito – Estabilidade e crise na política brasileira” (2003).