Representante do Conacyt do Paraguai, Miguel Angel Volpe apresentou na sede do CNPq, em Brasília, no dia 21 de julho último, interessantes dados históricos de seu país. No evento Inventando um Futuro Melhor: Estratégias para a Construção de Capacidades Regionais em Ciência e Tecnologia, organizado pela Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS, na sigla em inglês) em parceria com a ABC e o CNPq, Volpe relatou que a primeira instituição científica paraguaia foi criada em 1740 – o Observatório Astronômico, localizado em San Cosme y Damián.

A independência da Espanha veio em 1811 e a partir de 1840 o país já havia adquirido relativa independência tecnológica em setores estratégicos. Jovens eram enviados para estudar na Europa e técnicos europeus eram contratados para garantir a transferência de tecnologia. Mas até meados do século XX a situação ficou estagnada e a dependência da Europa nos âmbitos comercial, social e técnico se perpetuou. “A conseqüência disso foi um atraso grande em todos os aspectos”, observou Volpe.

A institucionalização da Ciência

Alguns esforços fragmentados de apoio a CT&I foram realizados. Em 1921 foi fundada a Sociedade Científica do Paraguai (SCP). “Havia um grupo de entusiastas da Astronomia, liderados pelo Professor Sergei Zispanov, da Faculdade de Ciências Físicas e Matemáticas (FCFM), que fabricou um telescópio newtoniano de 100 mm de diâmetro para fazer fotos do céu. As primeiras fotos, de um eclipse do Sol, são datadas de 1947”, contou Volpe.

A Sociedade Matemática Paraguaia (SMP) foi fundada em 1964. A primeira Olimpíada Nacional de Matemática foi realizada em 1987 e dois anos depois foi criada a Organização Multidisciplinar de Apoio a Professores e Alunos (Omapa). O primeiro curso de doutorado, em Ciências Químicas, foi criado em 2000, e em 2007 surgiu o doutorado em Ciências da Computação. Desde 2001, a comunidade científica paraguaia passou a trabalhar em redes de conhecimento.

A criação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (Conacyt) se deu em 1997, mas a primeira chamada pública para projetos de pesquisa só ocorreu em 2008. No ano seguinte foi feita a primeira chamada para fortalecimento de programas de pós-graduação. Volpe esclareceu que o Conacyt é uma autarquia de composição mista, integrada por representantes do setor produtivo, universidades públicas e privadas, da Sociedade Científica, da Associação Paraguaia de Qualidade e dos ministérios.

A missão do Conacyt inclui formular e propor políticas e estratégias de desenvolvimento científico, inovação tecnológica e qualidade para o país, em concordância com as políticas de desenvolvimento econômico e social. “Para tanto, instaurou um conjunto de instrumentos de política para atender o plano estratégico de desenvolvimento, com diversos Fundos: para bolsas, qualificação de pós-graduados, acesso à informação científica, para pesquisa e para inovação empresarial”, explicou Volpe.

A situação da Educação no país

A escolha por carreiras científicas no país é prejudicada atualmente pelo baixo nível de aproveitamento em Matemática, que traz como consequência a dificuldade em ingressar nessas carreiras e a dificuldade em prosseguir nelas para quem ingressou. Volpe mostrou slides que mostram que no ano de 2005, dos 6.263 titulados em cursos de graduação, 4.456 eram das Ciências Sociais e Humanas, 774 das Ciências Médicas, 587 das Ciências Naturais e Exatas, 278 da Engenharia e Tecnológicas e apenas 168 das Ciências Agrícolas.

Volpe afirma que são notórias as diferenças de nível entre alunos de colégio públicos e privados, o que provoca a exclusão social. Há também as dificuldades econômicas, agravadas por cursos de tempo integral. “As consequências são o desânimo e a auto-discriminação, o pouco interesse em carreiras científicas e tecnológicas e a deterioração do nível de formação nessas carreiras”, lamenta o pesquisador.

Como mudar esse quadro?

Os objetivos atuais em CT&I no Paraguai, segundo Volpe, envolvem a integração de todos os atores, investindo em educação de qualidade em todos os níveis de ensino, na igualdade de oportunidades, em pesquisa avançada na excelência e competitividade, na coordenação e comunicação dos sistemas de educação com o de CT&I.

“A proposta atual é investir na ciência como um instrumento de inclusão social, promovendo a motivação em todos os níveis”, esclareceu opesquisador. Na graduação, essa motivação ocorre a partir da organização de Escolas de Talentos, estimulando a iniciação científica para evitar a fuga de cérebros e permitir a igualdade de oportunidades; no nível da pós-graduação e da pesquisa, pelo investimento na transferência de tecnologia e na criação de tecnologia paraguaia.

No nível básico, estão previstas ações para o desenvolvimento do programa de melhoramento da Educação Matemática, com cursos para docentes e estímulo á participação dos estudantes nas Olimpíadas Infantis e nas Olimpíadas Nacionais de Matemática; um Programa de Educação Ambiental, com foco na água, com cursos para docentes e organização da Feira Infantil de Ciências; o Programa de Iniciação Científica, com ênfase em Matemática para jovens talentos, cursos intensivos de verão e de especialização, incentivo à participação em Olimpíadas Internacionais de Matemática e a promoção de alianças interinstitucionais para o desenvolvimento científico e tecnológico.

Vislumbrando resultados

Os avanços se fazem notar. Em 2000, o Paraguai ficou em último lugar nas Olimpíadas de Matemática. Em 2006, na Copa Puerto Rico, o país foi premiado por ter sido o que mais evoluiu em Matemática nas três últimas Olimpíadas. “Foi feito um grande investimento nas competições de Matemática, porque é uma ciência fundamental, transversal a todas as ciências – desde o desenho de máquinas até a estrutura combinatória do DNA, é relativamente barata e de alto impacto”, destacou Volpe.

Em 2005 foi realizada a primeira Escola de Matemática da América Latina e Caribe (Emalca) no Paraguai, voltada para a área de Engenharia. “Até hoje elas vêm sendo promovidas com regularidade, com mais de 600 alunos a cada edição”, conta Volpe, destacando que os melhores alunos na pós-graduação saem dessas escolas.

No ano de 2009, o Paraguai promoveu cinco dos mais importantes eventos do Ano Internacional da Astronomia, reestruturou sua Sociedade Matemática e foi aceito como membro da União Matemática da América Latina e Caribe (Umalca). Em 2010, o Conacyt lançou seu primeiro programa de bolsas de pós-graduação.

Esse ano, o Paraguai vai sediar um dos eventos de mais alto nível acadêmico do mundo: a 25a Olimpíada Iberoamericana de Matemática, assim como a CLEI 2010, um evento anual promovido pelo Centro Latinoamericano de Estudos em Informática, que reúne pesquisadores docentes e estudantes de universidades e centros de pesquisa da região. Volpe ressaltou que a Ciência de Computação é uma área de destaque para mestrado e doutorado no Paraguai de hoje, especialmente em Bioinformática, Mecânica Computacional, otimização e processamento de imagens.

O investimento em C&T atualmente é de 0,15% PIB e está sendo desenvolvido um sistema nacional para a área. “O que já existe são co-financiamentos por empresas públicas e privadas de projetos em setores específicos, com resultados interessantes.”

Dentre eles, Volpe citou alguns relacionados à área agrícola: o de melhora do processo de empacotamento de folhas de stevia para exportação, com a construção de secadores solares e treinamento para pequenos produtores; outro de seleção de cepas locais de Bradyrhizobium, produtoras de biofertilizantes para soja, desenvolvido no Centro Multidisciplinar de Pesquisas Tecnológicas da Universidade Nacional de Assunção (Cemit-UNA). Relatou também o investimento na produção melhorada de plantas ornamentais para exportação, com transferência de conhecimento e implantação de técnicas de cultivo em estufas com temperatura controlada, o que garante a produção durante todo o ano de variedades de exportação.

Na área tecnológica, citou um sistema eletrônico de supervisão e localização da frota de ônibus urbanos, desenvolvido na Universidade Católica. Listou também uma ferramenta informática para gestão integrada de programas e projetos de desenvolvimento social e econômico; a fabricação de veículos aéreos não tripulados;

Na área de saúde, Volpe referiu-se ao desenvolvimento de um protocolo padronizado de produção de fitofármacos antidepressivos a partir do burrito (Aloysia polystachya), planta medicinal amplamente difundida na cultura popular paraguaia.

Concluindo, Volpe afirmou que ter visão de futuro é importante, assim como mudar o paradigma e que, para tanto, é fundamental a cooperação internacional. “Estamos a ponto de dar um salto qualitativo e quantitativo grande: talvez, o maior de nossa história recente”, entusiasmou-se o físico.