No evento realizado em Brasilia pela Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS, na sigla em inglês), pela ABC e pelo CNPq, o representante da Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia da Guatemala (Senacyt), Luis Ricardo Alvarez, contou que em 1991 o governo guatemalteco reconheceu a Ciência e a Tecnologia como bases fundamentais do desenvolvimento nacional.

Para que esse desenvolvimento acontecesse de fato, passou a estimular a produção de C&T, sua transferência e utilização, através de um marco legal específico que regulou as atividades e estabeleceu mecanismos institucionais de apoio, orientação e coordenação.

Sistema Nacional de C&T

O Sistema Nacional de C&T (Sincyt) foi criado por decreto no mesmo ano, definido como um sistema aberto, não excludente, do qual fazem parte todos os projetos, programas, estratégias e atividades de C&T, integrando instituições públicas, privadas e acadêmicas.

O sistema tem no Conselho Nacional de C&T (Concyt) sua entidade máxima. Este, com o apoio de um Comitê Consultivo, gerencia a Secretaria Nacional de C&T (Senacyt), que é responsável pelas Comissões Técnicas Setoriais e Intersetoriais e pelo Fundo Nacional de C&T (Foncyt), órgão financeiro do sistema. Cabe ao Concyt a preparação, execução e condução do Plano Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e seu correspondente programa de trabalho.

Composição do Conselho

São nove os membros que compõem o Conselho. O setor público é representado pelo vice-presidente da República, o ministro da Economia e o presidente da Comissão de C&T do Congresso da República. Do setor privado participam os presidentes da Câmara da Indústria, da Câmara Agrária e da Câmara Empresarial. O reitor da Universidade de São Carlos da Guatemala, um reitor indicado pelas universidades privadas e o presidente da Academia de Ciências compõem o setor acadêmico.

Financiamento

As linhas de financiamento do Foncyt incluem o Fundo de Apoio a Ciência e Tecnologia (Facyt), o Fundo para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fodecyt), o Fundo Múltiplo de Apoio ao Plano Nacional de C&T (Multicyt) e o Fundo para Atividades de Emergência em C&T (Acecyt).

O maior número de projetos ocorre na área de meio ambiente, seguida pelas áreas de Agropecuária, Saúde, Biotecnologia, Indústria e Ciências Básicas.

Plano Nacional de C&T

O Plano Nacional tem três eixos principais. O primeiro diz respeito ao fortalecimento do Sistema por meio de ações em prol do ensino e difusão da ciência, da melhoria da qualidade acadêmica e docente, da ampliação da capacidade dos centros e laboratórios de pesquisa e a consultoria técnica especializada com o objetivo de incorporar os novos conhecimentos e tecnologias que o país ainda não domina.

O segundo eixo é relativo à inovação, considerando as contribuições de C&T como um fator de competitividade para agregar valor aos principais produtos de exportação, assim como àqueles para consumo interno.

O terceiro eixo diz respeito às questões sociais, voltado para resolver as necessidades básicas da população mais pobre em aspectos como saúde, controle epidemiológico, saneamento ambiental, nutrição e água potável, entre outros.