Promovido pela Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS, na sigla em inglês), o evento será realizado na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília, entre os dias 21 a 23 de julho. O workshop é inspirado no estudo do InterAcademy Council (IAC) sobre o mesmo tema, que teve o presidente da ABC, Jacob Palis, como um dos dois coordenadores.

Os países representados apresentarão a estrutura de seus sistemas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Estarão representadas as Academias de Ciências da Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Estados Unidos, Jamaica, México, Nicarágua, Paraguai, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

O sistema brasileiro de CT&I será apresentado pelo presidente do CNPq, Carlos Alberto Aragão; pelo presidente da FINEP, Luis Fernandes; pelo presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães e pelo presidente da ABC, Jacob Palis. Um representante do International Development Research Centre (IDRC) falará sobre o sistema canadense; o sistema norte americano será o tema do representante da National Science Foundation (NSF) e o sistema mexicano será comentado por membro do CONACYT, entidade correspondente ao nosso CNPq.

A ideia é avaliar a participação das Academias e Conselhos de pesquisa na elaboração das estratégias nacionais de CT&I, entrar em contato com os diversos planos nacionais de CT&I, definir prioridades em CT&I para os países da região, discutir como fortalecer a capacidade em CT&I em cada país e coordenar ações conjuntas entre os países membros da IANAS.

Mais informações com a organização do evento, pelo e-mail mcbs@abc.org.br.