Os dois candidatos à direção do Inpa, Adalberto Val (atual diretor, que pleiteia a recondução) e José Sales Mariano da Rocha, apresentarão suas propostas ao Comitê de Busca responsável pela indicação do novo diretor.

A apresentação ocorrerá a partir das 11h no auditório da Biblioteca do Inpa, localizado no Campus I do Instituto – na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, em Manaus (AM). Cada um dos candidatos terá trinta minutos para apresentar o novo plano diretor do Inpa.

O processo de escolha do novo diretor do Inpa teve início em fevereiro deste ano com a criação de um Comitê de Busca pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Presidido pelo professor Ennio Candotti, diretor do Museu da Amazônia (Musa), o comitê é formado ainda por Ima Célia Guimarães Vieira, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG); José Seixas Lourenço, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); Marilene Corrêa da Silva Freitas, reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); e Tatiana Deane de Abreu Sá, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A inscrição foi aberta a pesquisadores e tecnologistas brasileiros ou naturalizados e encerrou-se em 5 de abril. O novo mandato vai até 2014.