A cerimônia de titulação dos novos Membros Afiliados da Região Nordeste foi realizada no auditório do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no dia 8 de março de 2010. A mesa da abertura foi composta pelo presidente da ABC Jacob Palis, o vice-presidente para a Região Nordeste Cid B. de Araújo, os Acadêmicos Jailson Bittencourt e João Lucas Barbosa e o vice-reitor da UFPE, Gilson Edmar Gonçalves.


Jailson Bittencourt, Jacob Palis, Gilson Edmar, João Lucas Barbosa e Cid Araújo

O matemático cubano Adán Fernández, o físico Leonardo Menezes, a bióloga Letícia Lotufo e a química Luciana Almeida apresentaram-se para o grupo de cientistas presentes, assim como os Afiliados Adriana Fontes (2008), Ernesto Raposo (2007) e Jorge Herbert de Lira (2008). Estavam na platéia os Membros Titulares Aron Simis, Celso P. de Melo, João Lucas Barbosa, Cid B. de Araújo, Jailson Bittencourt e Fernando Cardoso.

Cid Araujo, Jailson Bittencourt, Adán Fernández, Leticia Lotufo, Jacob Palis, Luciana Almeida,
João Lucas Barbosa, Fernando Cardoso, Celso Melo e Aron Simis

Física aplicada à saúde

A física da UFPE Adriana Fontes foi indicada para a ABC em 2008. No evento, apresentou as aplicações mais recentes de seu trabalho com pinças óticas, uma delas sobre propriedades de carga de membranas, interessantes para aplicação em transfusões de sangue e outra linha de pesquisa com nanocristais fluorescentes de semicondutores para marcação biológica.

A pesquisadora contou que a indicação para a ABC já rendeu bons frutos: foi indicada pelo ex-presidente do CNPq, o Acadêmico Erney Camargo, para participar do Encontro com Prêmios Nobel em Lindau, na Alemanha, agora em 2010. “Este evento aborda a cada ano uma área diferente da ciência, mas em 2010 será focado exatamente em trabalhos multidisciplinares. Acho que foi o que motivou a minha indicação, pois trabalho com física aplicada à biologia ou saúde”.

Neste período, integrou-se ao Instituto Nacional de Fotônica, coordenado pelo Acadêmico Cid B. de Araújo, e teve um projeto aprovado em edital da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), além de ter publicado alguns trabalhos e ter sido convidada ter sido convidada pelo Afiliado da ABC Cristiano Krug e Naira Balzaretti para dar uma palestra em Porto Alegre no Workshop CNANO/UFRGS.

Uma teoria matemática para determinar a estratégia de busca mais eficiente.

O Membro Afiliado da ABC indicado em 2007, Ernesto Raposo, professor da UFPE, também tratou de tema interdisciplinar, que envolve Física, Biologia e Ecologia: o problema da busca aleatória. “É um problema muito geral. Estudamos como é que se deve buscar de forma eficiente por objetos cuja localização é ignorada”. Na Biologia, por exemplo, isso ocorre quando animais procuram comida de forma eficiente.

Raposo e alguns colegas desenvolveram uma teoria matemática em que são consideradas várias estratégias de busca e, dentre estas, se tenta determinar qual a mais eficiente. “Define-se o problema da seguinte forma: qual a estratégia de busca que leva ao maior número de encontros de sítios no menor percurso realizado? A teoria desenvolvida aponta para uma busca baseada em vôos de Lévy”, explicou o Acadêmico.

Em busca de equações que regem a formação de superficies

O professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jorge Herbert de Lira, foi indicado para Membro Afiliado da ABC em 2008. Ele falou sobre seu campo de pesquisa, a Geometria Diferencial, utilizada para descrever espaços curvos, não euclidianos, dentre os quais superfícies que têm propriedades invariantes, calculáveis matematicamente. “Um modelo concreto de superfície ocorre quando se considera dois meios distintos, com densidades diferentes, separados por uma interface”, exemplificou Lira.

A forma dessa superfície, segundo o matemático, não é casual. Ela obedece a um equilíbrio, se estabelece de forma que a energia gasta seja a menor possível e respeite certas propriedades físicas, de caráter mecânico e termodinâmico. “Com tais restrições físicas e mecânicas, a superfície é desenhada de uma forma muito específica. Então, buscamos as equações que regem a formação dessas interfaces, que regem essa separação. São equações de evolução, já que essa membrana pode evoluir, mudar, com o tempo”. Para resolver essas equações, Lira explica que é necessário um estudo aprofundado que combina métodos computacionais e simulações numéricas com ferramentas analíticas.

Em sua palestra, apresentou resultados que asseguram a existência de soluções para estas equações, comprovando a possibilidade de determiná-las de modo explicito em casos relevantes. Este tema faz parte da pesquisa em métodos analíticos em Geometria Diferencial, realizada pela equipe de geômetras da Pós-Graduação em Matemática da UFC.

Conheça a seguir os novos Membros Afiliados da ABC-Nordeste, indicados no final de 2009.