O Centro Brasileiro de Pesquisas (CBPF) divulgou em dezembro o edital da primeira edição do Prêmio CBPF de Física, que será concedido a pesquisador externo aos quadros da instituição que tenha realizado trabalho científico de excelência na área.

O Acadêmico Ricardo Galvão, diretor do CBPF, frisou que o Prêmio, instituído em outubro do ano passado pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, por ocasião da celebração do sexagésimo aniversário do instituto, visa reconhecer contribuições pontuais de excelência no campo da Física. “A ideia da premiação é reconhecer descobertas e desenvolvimentos singulares que tenham impulsionado o conhecimento na área de Física. Por essa razão o Prêmio CBPF não será concedido para coroar cientistas pelo conjunto da obra, mas sim para reconhecer trabalhos e pesquisas seminais”, afirma Galvão.

Os candidatos ao Prêmio – que nesta primeira edição será patrocinado pela empresa Lasertools Tecnologia Ltda. – deverão ser indicados por pelo menos cinco cientistas reputados na comunidade científica até 19 de março de 2010. As indicações serão analisadas pela Comissão do Prêmio, integrada por cientistas indicados pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e pelo Conselho Técnico-Científico do CBPF.

O ganhador do Prêmio – que será de R$ 20 mil reais e diploma – será conhecido em maio e a entrega da distinção ocorrerá em julho de 2010, durante a abertura da 8ª Escola do CBPF.