Indicados por Acadêmicos das diversas regiões do Brasil, 24 jovens cientistas farão parte dos quadros da Academia Brasileira de Ciências por cinco anos, podendo ser indicados posteriormente para a categoria de Membro Titular.

Veja a lista dos indicados por região e os respectivos vice-presidentes, responsáveis por todo o processo seletivo e pela organização das cerimônias de posse vindouras

REGIONAL NORTE
Vice-Presidente: Adalberto Val

João Vicente Braga de Souza
Doutorado em Biotecnologia Industrial pela Escola de Engenharia da USP/Lorena, atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA). Trabalha na área de Microbiologia aplicada, com ênfase em Micologia, atuando principalmente na bioprospecção de substâncias de origem fúngica, bioquímica e fisiologia de fungos e fenotipagem e genotipagem de fungos.

Luis Carlos Bassalo Crispino
Doutorado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), atualmente é professor associado e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua principalmente em Teoria Quântica de Campos em Espaços-Tempos Curvos, Buracos Negros, Emissão de Radiação por Cargas Aceleradas.

Marcelo Nazareno Vallinoto de Souza
Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (UFPA), onde atualmente é professor adjunto, no campus Bragança. Desenvolve pesquisas de variabilidade genética de populações e filogenia de vertebrados na região Amazônica.

Marina Anciães
Doutorada em Ecologia e Biologia Evolucionária na Universidade do Kansas, atualmente ocupa o cargo de Tecnologista Pleno no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em biologia evolutiva e comportamental de aves (piprídeos).

Noemia Kazue Ishikawa
Doutorada em Recursos Ambientais na Hokkaido University, no Japão, atualmente é pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Trabalha com Microbiologia de Alimentos, especialmente na fisiologia de fungos formadores de cogumelos; cultivo de cogumelos comestíveis, busca de novos compostos antimicrobianos de origem fúngica ou vegetal, aspectos microbiológicos no processamento de frutos da Amazônia.

REGIONAL NORDESTE
Vice-Presidente: Cid Bartolomeu de Araújo

Adán José Corcho Fernández
Doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com pós-doutorado na Universidad del País Vasco-España, atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Trabalha com Equações Diferenciais Parciais.

Leonardo de Souza Menezes
Doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com pós-doutorados na Humboldt Universität zu Berlin e na Fritz-Haber Institut der Max-Planck Gesellschaft, ambos na Alemanha, atualmente é professor adjunto da UFPE. Trabalha com micro-ressonadores ópticos, nano óptica, espectroscopia óptica de nanopartículas.

Letícia Veras Costa-Lotufo
Graduada em Ciências Biológicas com doutorado em Fisiologia e pós-doutorado em Cronofisiologia, sempre pela USP, atualmente é professora do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFCE), onde trabalha com pesquisas em Produtos Naturais, Oncologia Experimental e Ecotoxicologia.

Luciana Almeida da Silva

Doutora em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com pós-doutorado no Callifornia Institute of Technology, nos Estados Unidos, atualmente é professora adjunta da UFBA. Trabalha com Química Inorgânica, principalmente em produção fotocatalítica de hidrogênio a partir de água, síntese de materiais semicondutores, análise de compostos carbonílicos e ácidos hidroxialquilsulfônicos em vinhos.

REGIONAL MINAS/CENTRO-OESTE
Vice-Presidente: Francisco César de Sá Barreto

Fabiana Simão Machado
Doutorada em Imunologia na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo com pós-doutorados no Childrens Hospital Medical Center and University of Cincinnati, na Duke University Medical Center e no New York University Medical Center, atualmente é professora adjunta no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde desenvolve pesquisa sobre resposta imune em doenças infecciosas.

Marcelo Fernandes Furtado
Doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais.

REGIONAL RIO DE JANEIRO
Vice-Presidente: Elisa Reis

Alessandro Fabrício Garcia
Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, atuou como professor assistente da Universidade de Lancaster, na Inglaterra, por quatro anos e atualmente é professor assistente do Departamento de Informática da PUC-Rio. Trabalha na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software.

Carolina Bhering de Araújo
Doutorada em Matemática pela Princeton University, cursou pós-doutorado no Mathematical Sciences Research Institute (MSRI), em Berkeley, durante o semestre especial em Geometria Algébrica. Atualmente é pesquisadora da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.

Fernando Codá Marques
Doutorado em Matemática pela Cornell University e pós-doutorado pela Stanford University, atualmente é pesquisador adjunto da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. Suas pesquisas são voltadas para a Geometria Diferencial e Equações Diferenciais Parciais.

Milton Ozório Moraes
Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pós-doutorado no Leiden Medical Centre, na Holanda, atualmente é pesquisador associado da Fiocruz e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Lidera grupo de pesquisa em genética de doenças infecciosas, diagnóstico molecular de hanseníase e ensino de ciências.

Robson de Queiroz Monteiro
Doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atualmente é professor adjunto. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em reações da coagulação sanguínea. Um de seus principais focos de pesquisa visa o estudo do papel das proteínas da coagulação sanguínea na biologia tumoral.

REGIONAL SÃO PAULO
Vice-Presidente: Adolpho Melfi

Alexandre da Costa Pereira
Médico doutorado em Cardiologia, trabalha com epidemiologia de fatores de risco cardiovascular na população brasileira no Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do Instituto do Coração (Incor-HCFM-USP), onde coordena o grupo de genética humana.

Dráulio Barros de Araújo
Doutorado em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela USP-Ribeirão Preto, atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pesquisador do Instituto Internacional de Neurociência de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS). Trabalha com desenvolvimento de novos métodos e aplicações em Neurociências por meio de neuroimagens funcionais

Hamilton Brandão Varela Albuquerque
Doutorado no Fritz Haber Institut der Max Planck Gesellschaft com a tese em Química defendida na Freie Universität Berlin e pós-doutorado em Física Experimental naTechnische Universität München, todas na Alemanha. Atualmente é professor de Química da USP de São Carlos e coordenador do Grupo de Trabalho em Sistemas Complexos no Instituto de Estudos Avançados da mesma universidade. Tem experiência na área de Físico-química, com ênfase em Sistemas Complexos, Dinâmica Não-Linear e Eletroquímica.

Valtencir Zucolotto
Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo, atualmente é Professor Doutor no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP). Desenvolve pesquisa acerca da utilização de nanomateriais em medicina e estuda os efeitos de toxicidade de nanoprodutos em células e tecidos vivos.

REGIONAL SUL
Vice-Presidente Francisco Salzano

Cláudio Radtke
Graduado em Engenharia Química e doutorado em Física, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-doutorado na Comissão Francesa de Energia Atômica (CEA), na França, atualmente é professor adjunto do Instituto de Química da UFRGS. Trabalha em Físico-Química, com ênfase em superfícies e filmes finos, especialmente com dielétricos, semicondutores, análise por feixes de íons, traçagem isotópica e espectroscopia de fotoelétrons.

Fábio Klamt
Doutorado em Ciências Biológicas – Bioquímica pela (UFRGS) com pós-doutorado na Division of Therapeutic Proteins / Food and Drug Administration (FDA) nos Estados Unidos, atualmente é professor adjunto do Departamento de Bioquímica da UFRGS e orientador do PPG-Bioquímica/UFRGS e PPG-Ciências Médicas/UFRGS. Trabalha com extresse oxidativo, apoptose de tumores, produção de espécies reativas de oxigênio pela mitocôndria e proteômica.

Felipe Dal Pizzol
Médico, doutorado em Ciências Biológicas /Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atualmente é vinculado ao PPG Bioquímica da UFRGS e PPG Ciências da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense, onde é professor do Curso de Medicina diretor da Unidade Acadêmica das Ciências da Saúde. Atua em Terapia Intensiva e tem como principal foco de pesquisa mecanismos moleculares da sepse.

Guilherme Sassaki
Farmacêutico industrial doutorado em Ciências/Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná (UFPar), onde é professor da graduação e da pós-graduação, ministrando as disciplinas de Estrutura e Metabolismo de Lipídeos, Biofísica, Bioquímica e Cromatografia. Trabalha em Química de Glicoconjugados e Síntese de Carboidratos.

Nelson J.R. Fagundes
Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é bolsista Prodoc/Capes no Departamento de Genética da UFRGS. Trabalha com Genética Evolutiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Evolução Humana, Filogeografia, Aspectos Evolutivos da Genética de Doenças, e Bioinformática.