Nos últimos meses ocorreram algumas reuniões da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Nacional de Medicina (ANM) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), para que se tente resolver em conjunto problemas relacionados à pesquisa clínica que tanto nos afligem.

Em reunião no final de maio em Porto Alegre, o Acadêmico Rubens Belfort Jr., o especialista em Bioética da José Roberto Goldim (UFRGS), o médico cardiologista Carlos Gottschall (UFRGS), e a presidente da Conep, Dra.Gisele Tanos, chegaram a um acordo que prevê a apresentação por parte dos cientistas de uma lista de gargalos e problemas específicos relacionados a Conep, bem como sugestões para resolvê-los.

A Diretoria solicita o apoio dos membros da Academia Brasileira de Ciências para que até o dia 5 de julho encaminhem sugestões através do e-mail clinbelf@uol.com.br. A Conep deve realizar posteriormente um Seminário e a Academia terá importante participação.