Será celebrado no dia 20 de maio, no Palácio Guanabara, um acordo de cooperação técnica e acadêmica entre a Capes e a Faperj, que visa promover o desenvolvimento das instituições de pesquisa e ensino superior sediadas no estado do Rio de Janeiro.

O foco principal são os programas de pós-graduação fluminenses, que serão ampliados por meio da concessão de bolsas de pós-doutorado, taxas de bancada e do apoio financeiro para a aquisição de equipamentos para pesquisa. A idéia é fortalecer o Programa Nacional de Pós-Doutoramento no estado do Rio de Janeiro.

A cerimônia contará com a presença do governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; do secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso; do diretor presidente da Faperj, Ruy Garcia Marques; e do presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães.

Este acordo de cooperação será o maior, em volume de recursos, já realizado pela Faperj, totalizando 90 milhões de dólares. “Além de fortalecer o sistema de pós-graduação no estado, propiciará a fixação de jovens talentos do Rio de Janeiro, de outros estados da federação ou do exterior, em nossas instituições de ensino e pesquisa”, afirmou o presidente da Faperj.