Horário: 5as feiras, de 17:30 às 19h

Local:

– Auditório da Academia Brasileira de Ciências
Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3o andar (esquina com Av. Graça Aranha, 174), Centro
Veja o Mapa

– Fórum de Ciência e Cultura
Av. Pasteur, 250, 2o andar, Botafogo


Programação de Junho de 2009

Dia 4 (na ABC)

FRONTEIRAS DA INFORMAÇÃO QUÂNTICA
Luiz Davidovich (UFRJ)

Propriedades sutis do mundo quântico, que contrariam a intuição clássica, têm sido consideradas nos últimos anos como recursos importantes para a computação e a transmissão de informação.. A palestra apresentará um panorama geral dessa nova área de pesquisa, conhecida como “Informação Quântica” e de seus principais desafios.


Dia 18 (na ABC)

CONTROLE DO CICLO CELULAR
Hugo Aguirre Armelin (USP)

O controle do ciclo celular envolve uma complexa rede molecular, cuja robustez garante o desenvolvimento embrionário e fetal e, também, a homeostase dos organismos adultos. Em humanos, a progressiva desregulação dessa rede molecular de controle leva ao envelhecimento a a múltiplas doenças degenerativas. O pleno entendimento da topologia e dinâmica dessa rede é a grande meta da biologia celular atual.

Dia 25 (no Fórum de Ciência e Cultura)

INTERFERÊNCIA POR RNA E APLICAÇÕES
Iscia Lopes-Cendes (Unicamp)

A interferência por RNA (RNAi) é uma importante ferramenta da biologia molecular para o silenciamento gênico baseada na degradação do RNA mensageiro. Serão discutidos aspectos importantes para o sucesso da técnica, além de aplicações biomédicas já testadas e outras possíveis na pesquisa biológica, bem como o potencial de aplicação terapêutico.

As conferências são franqueadas ao público.

Informações pelo telefone: (21) 2295-1595.