Nascido na cidade paulista de Campinas em dezembro de 1919, o Acadêmico Crodowaldo Pavan, coordenador do Núcleo José Reis de Divulgação Científica da Universidade de São Paulo (USP), faleceu aos 89 anos devido à insuficiência múltipla dos órgãos. O cientista estava internado na UTI do Hospital universitário da USP desde 26/3, quando sofreu um infarto.

Um dos pioneiros da Genética no Brasil, Pavan era formado em História Natural e possuía doutorado em Biologia Geral pela USP, concluído em1945. Nos dois anos seguintes, como bolsista da Fundação Rockfeller, fez pós-doutorado na Universidade de Columbia. Eleito Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) em 1952, Pavan trabalhava como pesquisador e professor da USP em nível de graduação, na área de Genética, e de pós-graduação, voltado para a genética de populações. Em 1964 e 1965 foi contratado como pesquisador da divisão de Biologia do OAK Ridge National Laboratory, nos EUA, onde montou um laboratório de estudos de ação gênica e efeitos biológicos das radiações.

Pavan abriu um novo campo de pesquisa biológica pela descoberta, no litoral de São Paulo, de um inseto – a mosca Rhynchosciara angelae – que se mostrou bastante favorável ao estudo da ação gênica e de citologia, comprovando um processo que ficou conhecido como expansão gênica, tendo sido este trabalho publicado na maior revista científica do mundo, a britânica Nature. O cientista fez diversos e importantes trabalhos em citogenética de insetos e controle biológico de pragas.

O Acadêmico foi presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Sociedade Brasileira de Genética, da Associação Brasileira de Divulgação Científica e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – entre 1981 e 1987 esteve três vezes na liderança da entidade, da qual foi um dos mais ativos presidentes.

Foi professor da Universidade do Texas, da USP e da Unicamp, tendo recebido o título de Professor Emérito nas duas últimas. O Acadêmico formou gerações de cientistas, tendo sido um dos grandes responsáveis pela organização e expansão do sistema brasileiro de tecnologia. Crodowaldo Pavan foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República do Brasil em 1994 e recebeu, entre outros, os prêmios Nacional de Genética (1964), Moinho Santista (1980) – da própria fundação – e o Alfred Jurzykowski (1986), da Academia Nacional de Medicina.

Nas palavras da reitora da USP, Suely Vilela, “seu nome, certamente, ficará marcado para a história de nossa universidade e, principalmente, para a história de nosso país como um fomentador e entusiasta das causas da ciência e como personalidade importante para o desenvolvimento científico brasileiro”.O velório do pesquisador foi realizado a partir do fim de tarde de sexta-feira, 3 de abril, no Anfiteatro Acadêmico do Instituto de Biociências da USP e o enterro aconteceu no dia seguinte, no Cemitério Getsêmani, na cidade de São Paulo.