O Acadêmico Crodowaldo Pavan, que faleceu no último dia 3 em decorrência do agravamento de um câncer de próstata, receberá uma homenagem póstuma durante a 61ª Reunião Anual da SBPC, que ocorrerá em Manaus (AM), entre 12 e 17 de julho.

Pavan será lembrado na abertura do evento e também durante uma mesa-redonda, na qual colegas mais próximos mostrarão suas diversas facetas: do geneticista, que ajudou a formar gerações de profissionais e a constituir novas e promissoras linhas de pesquisa, ao militante incansável do movimento de organização e expansão do sistema brasileiro de ciência e tecnologia.

A decisão de homenageá-lo foi anunciada em 8/4 pelo presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, durante reunião da diretoria da entidade. Para a homenagem, deverão compor a mesa-redonda colegas da universidade, da SBPC, do CNPq e da Fapesp.

Um dos pioneiros no estudo da genética no Brasil, Pavan também se destacou como presidente da SBPC e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ao desempenhar um papel fundamental na estruturação do sistema nacional de ciência e tecnologia. Deixou seu nome marcado na história da ciência brasileira – tanto pelos estudos nas áreas de genética de populações e de citogenética como por sua atuação como professor e formador de várias gerações de pesquisadores.