O Brasil se tornou uma das maiores referências mundiais na produção de vacinas, sendo um dos países que mais distribuem este produto gratuitamente. Além de oferecer 25 tipos de vacinas – cerca de 95% destas de produção nacional – para sua população, o Brasil ainda exporta vacinas para mais de 70 países, com destaque para África.

A vacinologia é uma disciplina cuja abrangência vai desde os fundamentos imunológicos de identificação de antígenos protetores até a análise de processos de produção, distribuição e controle de qualidade de vacinas. Apesar dos êxitos alcançados pelo Brasil nesta área, ainda existem problemas e dificuldades a serem superados.

Em 2013, a ABC criou um grupo de trabalho na área temática de imunobiológicos e indústria, com vistas à organização de um evento que descrevesse o estado da arte da área e prospectasse iniciativas.


(Foto: Agência Brasil, Wikimedia Commons)

 

O trabalho do grupo resultou na realização, em parceria com a Academia Nacional de Medicina (ANM), do Simpósio Produção de Vacinas no Brasil: Problemas, Desafios e Perspectivas Estratégicas, realizado em 16 e 17 de dezembro de 2013, na sede da ABC, no Rio de Janeiro.

Os debates do simpósio abrangeram desde a pesquisa básica até programas nacionais de saúde pública e imunização, normas regulatórias e problemas de produção, envolvendo pessoas com diferentes visões e formações.

Clique e confira a programação!

Veja aqui as fotos do simpósio