pt_BR
Ciências da Terra | MEMBRO TITULAR

Yociteru Hasui

(HASUI, Y.)

26/12/1938
Brasileira
05/03/1997
21/03/2022

Seguiu a carreira acadêmica na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Estadual Paulista (UNESP) a partir de 1962; aposentou-se como Professor Titular em 1995. Foi também Pesquisador da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em 1963-64 e Pesquisador Sênior do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) em 1977-89.
Publicou 14 livros, monografias e mapas geológicos regionais, 39 capítulos de livros, 73 artigos em revistas, 75 artigos em publicações de eventos científicos, além de 3 artigos informativos e 17 textos de cursos. Também produziu 50 relatórios de investigações técnicas de projetos de engenharia e mineração. Participou de 56 eventos científicos e técnicos e apresentou 173 comunicações com resumos publicados e 54 conferências. Várias contribuições introduziram inovações no desenvolvimento da geologia brasileira.
É professor dos cursos de pós-graduação da USP, UNESP e da Universidade Federal do Pará (UFPA), e colaborou com diversas outras universidades brasileiras. Orientou 23 teses de mestrado e doutorado e foi membro de 130 bancas julgadoras de teses. Nucleou os grupos de pesquisa em Tectônica da USP, IPT, UNESP e UFPA.
É diretor e membro do Conselho Editorial da revista Geociências (UNESP), e membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Geociências/Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), Revista Brasileira de Geofísica /Sociedade Brasileira de Geofísica, Pesquisas/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Geonomos/Universidade Federal de Minas Gerais, Cadernos IG/Universidade Estadual de Campinas e Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi/Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq).
É assessor científico de agências de apoio à pesquisa científica de São Paulo (FAPESP) e Minas Gerais (FAPEMIG) e Membro e Coordenador do Comitê Assessor de Geologia e Geografia Física/CNPq.
É Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e afiliado à SBG, Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Associação Brasileira de Mecânica de Solos. Foi membro da diretoria da SBG (1969-76).
Homenagens: Núcleo Centro-Oeste da SBG, 1986, pela contribuição à Geologia do Centro-Oeste, e Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa no 80° Ano da Imigração Japonesa, 1988, pela contribuição à Ciência no Brasil.