pt_BR
Ciências Matemáticas | MEMBRO TITULAR

Ruy Exel Filho

(EXEL, R.)

02/07/1956
Brasileira
08/06/2005

Ruy Exel nasceu em São Paulo em 1956, filho de Ruy e Cecília Exel, engenheiro civil e professora de inglês. Concluiu o curso de Graduação em Matemática na USP em 1976 tendo uma forte inclinação para a álgebra abstrata por influência de César Polcino. Saiu pela primeira vez do Estado de São Paulo em 1977 para cursar disciplinas do Programa de Verão no IMPA, no Rio de Janeiro.
Lá teve o privilégio de conhecer Ricardo Mane, como aluno do curso de Análise Funcional, o que resultou numa imediata mudança de interesses nesta direção.
Trabalhou como professor Assistente na USP de 1978 a 1980, fortemente influenciado por Galdino da Rocha Filho, do grupo de Geometria de Espaços de Banach. Neste período conheceu Aleksander Pelczynski, da Academia Polonesa de Ciências, o que o fez se aprofundar no interesse por Análise Funcional.
Em 1981 viaja para Berkeley, na Califórnia e, sob a influência de Calvin Moore e Bill Arveson, passa a se interessar pelo estudo de Álgebras de Operadores em espaços de Hilbert. Obteve seu PhD em 1985, orientado por Marc Rieffel.
Após o retorno ao Brasil obteve uma bolsa de pós doutorado da FAPESP para freqüentar o programa especial em Álgebras de Operadores, realizado na University of Warwick, na Inglaterra durante todo o ano letivo 1986-87, organizado por David Evans. Lá travou contato cotidiano com algumas das maiores personalidades da área, como Alain Connes, Dick Kadison, Paul Baum, George Elliott, entre outros.
Retornou ao Brasil em agosto de 1987 onde trabalhou como professor no IMEUSP publicando vários artigos na área de Álgebras de Operadores e áreas correlatas.
Foi professor visitante na University of New México no início doa anos 90 por convite de seu colega de doutorado, Terry Loring, período no qual passou a se interessar pelas aplicações das Álgebras de Operadores aos Sistemas Dinâmicos.
Fugindo do trânsito, da violência e principalmente da tensão causada pelas enormes desigualdades sociais da cidade de São Paulo, mudou-se para Florianópolis em 1998 onde atua até hoje.