pt_BR
Ciências Químicas | MEMBRO TITULAR

Paulo Sérgio Santos

(SANTOS, P. S.)

05/02/1947
Brasileira
24/05/1996

Obteve o Bacharelado e Licenciatura em química, em 1970, no Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Durante o seu curso de graduação teve a oportunidade de assistir a seminários de pesquisa dos Profs. Pawel Krumholz, Hans Stammreich e Ricardo Ferreira, que o convenceram da importância central da Espectroscopia Molecular na determinação da estrutura molecular e, desta última, para uma compreensão mais aprofundada dos fenômenos químicos.

Iniciou sua pós-graduação em Físico-Química em 1971, sob a orientação do Prof. Oswaldo Sala, no Laboratório de Espectroscopia Molecular, que contava desde então com modernos equipamentos de espectroscopia Raman e de infravermelho, obtendo os graus de Mestre e Doutor, respectivamente em 1974 e 1978.

Já no seu trabalho de doutorado passou a se interessar pelo efeito Raman ressonante como uma ponte entre espectroscopia vibracional e estados eletrônicos excitados. Em 1980/1981 estagiou por um ano no Laboratório de Química Estrutural da Universidade de Bradford, Inglaterra, sob a supervisão do Prof. D.A. Long, então envolvido na investigação do efeito hiper-Raman ressonante. No seu retorno, iniciou investigações envolvendo a espectroscopia vibracional de complexos moleculares, complexos de inclusão e a espectroscopia Raman ressonante de compostos bioinorgânicos, sendo esta última linha de pesquisa desenvolvida em colaboração com o Prof. Henrique E. Toma.

Mais recentemente passou a se interessar pelo uso do método de transformada na interpretação dos perfis de excitação Raman, chave para a compreensão da natureza de estados eletrônicos excitados. Com a participação de vários colaboradores e estudanates de pós-graduação teve ainda a oportunidade de se dedicar à investigação de formas de linha Raman como fonte de informação da dinâmica molecular em líquidos.

Professor titular do Departamento de Química Fundamental da Universidade de São Paulo.

Desde 1982 até o presente teve a oportunidade de orientar diversas Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento. É autor ou co-autor de aproximadamente 70 publicações em periódicos de circulação internacional.