pt_BR
Ciências Biomédicas | MEMBRO CORRESPONDENTE

Mireille Dardenne

(DARDENNE, M.)

31/10/1937
Francesa
08/06/2005

Mireille Dardenne nasceu em Marselha, na França, no dia 31 de outubro de 1937. Completou seus estudos secundários em Marselha e entrou para a Faculdade de Medicina da Universidade de Paris. Ela recebeu seu diploma de MD em 1966 e obteve o grau de especialista em Endocrinologia e Doenças Metabólicas pela mesma Universidade em 1968. Durante sua Residência Médica no hospital Necker, no Departamento de Nefrologia, dirigida por Professor Jean Hamburger, um dos pioneiros em transplantes de rim, ela começou suas atividades Científicas. Lá, trabalhava diretamente com Dr. Jean-François Bach, no campo iniciante de imunologia de transplante e mais precisamente em imunossupressão. Estes estudos iniciais que conduziram à publicação de dois trabalhos na revista Nature marcaram de maneira significativa a sua carreira futura. Ela entrou para o Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde e Médica (INSERM) em 1971 e desenvolveu toda a sua vida acadêmica nesta instituição, primeiro sob a direção de Jean-François Bach no Hospital Necker, INSERM U 25 e então como Diretora de unidade do CNRS.
Sua pesquisa tinha como foco principal o estudo de linfócitos T e fisiologia tímica. Sua principal contribuição foi a descrição de um novo hormônio tímico, timulina, e a descrição da influência de hormônios e neuropeptídeos na fisiologia de timo.
Durante o desenvolvimento destes tópicos de pesquisa, ela estabeleceu várias colaborações internacionais, particularmente no Brasil, com o Dr. Wilson Savino, da Fundação Oswaldo Cruz, que entrou em seu laboratório como estudante de pós-doutorado em 1981, e mais recentemente como pesquisador associado do CNRS. Esta cooperação de longo prazo recebeu o apoio de concessões internacionais (Inserm/CNPq, CAPES/COFECUB, Inserm /Fiocruz), levou à publicação de mais de 50 trabalhos em periódicos importantes, à organização de 3 encontros internacionais e, recentemente, à criação de um laboratório internacional associado Inserm/Fiocruz.
Ao longo de sua carreira, Mireille Dardenne orientou em torno de 20 teses de doutorado, publicou 350 artigos, capítulos de livro e relatórios, foi convidada a fazer mais de 150 conferências ao redor do mundo e deu vários cursos baseados em seu trabalho em várias partes do mundo.