pt_BR
Ciências Biomédicas | MEMBRO AFILIADO

Markus Berger Oliveira

(BERGER, M.)

29/06/1981
Brasileira
01/01/2022

Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entre 2013-2015 desenvolveu atividades de pós-doutorado no Laboratório de Bioquímica Farmacológica do Centro de Biotecnologia (UFRGS) e em 2016 no Queen’s Medical Centre da University of Nottingham sendo bolsista CAPES pelo Programa Projetos Conjuntos em Drug Discovery.

Pesquisador contratado do Centro de Pesquisa Experimental do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA/UFRGS) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGGO/FAMED-UFRGS). Tem experiência na área de Farmacologia e Bioquímica com ênfase em modelos pré-clínicos e fisiopatologia de doenças tromboembólicas, renais, inflamação, peptídeos vasoativos e células endometriais. Atua também na caracterização molecular, enzimologia, purificação e identificação de princípios ativos de origem animal, vegetal e microbiana.

Em 2019 recebeu o Prêmio de melhor Pôster do VIII Congresso Sul Brasileiro de Nefrologia – Gramado, RS. Em 2019 recebeu também o Prêmio de melhor pôster do dia na 39ª Semana Científica do HCPA do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.