Maria Teresa Fernandez Piedade
(PIEDADE, M. T. F.)
Graduada em ciências biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (1975), com especialização em botânica (1977-1978) e mestrado (1985) e doutorado (1988) em ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Fez pós-doutorados na Universidade de Cambridge (1992) e de Essex, Colchester (1995-1997), na Grã-Bretanha.
Suas pesquisas têm foco principal na ecologia de áreas úmidas, atuando principalmente em estudos de produção primária, balanços de carbono e ecofisiologia de espécies herbáceas e arbóreas em resposta ao alagamento, sua influência na biota e suas interações. Integra diferentes abordagens para a proposição de formas de manejo sustentável de áreas alagáveis.
Já recebeu diversos prêmios, dentre os quais o Prêmio Áreas Úmidas Amazônicas no IV Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas (Conbrau, Brasília, 2018); menção honrosa Destaque em Estudos da Limnologia na Região Norte, da Sociedade Brasileira de Limnologia, no XIV Congresso Brasileiro de Limnologia (2013); Prêmio Joachim Adis de Ecologia Tropical Interdisciplinar, no Latin-America Symposium do Zoological Research Museum A. Koenig (ZFMK), em Bonn, Alemanha (2011); menção honrosa como orientadora da área de ecologia do Programa Pibic Inpa – CNPq/Fapeam(2010); e medalha Warwick Kerr por serviços prestados à Pós-Graduação, Inpa (2003).