pt_BR
Ciências Químicas | MEMBRO TITULAR

Marco-Aurelio De Paoli

(DE PAOLI, M. -A.)

29/03/1949
Brasileira
28/04/1999

No final da década de 70 uma nova área de pesquisas de materiais começou a se desenvolver, os polímeros com propriedades condutoras eletrônicas intrínsecas. Nesta época já se trabalhava com polímeros e surgiu o interesse por estes materiais. Após um profícuo estágio de 3 meses no Centro de Pesquisas da IBM na Califórnia, dezembro de 1983 a março de 1984, iniciou-se nesta área de pesquisas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi o primeiro a desenvolver a preparação de blendas de polímeros condutores e polímeros isolantes, obtendo materiais termoplásticos com condutividades da ordem de 102S.cm-1 e propriedades mecânicas similares às do poli(cloreto de vinila). Esta pesquisa se estendeu a outros materiais e hoje é possível preparar um material elastomérico vulcanizado com condutividade da ordem de 10-2Scm-1 e excelente capacidade de absorver radiação na freqüência de GHz. Nesse período de dez anos o grupo de De Paoli assumiu a liderança em nível mundial na área de polímeros condutores, respeitado como o pioneiro na preparação de blendas de polímeros condutores e polímeros isolantes. Estudou com detalhes os processos pelos quais esses materiais passam de isolantes a condutores e as relações estrutura/propriedades destes materiais. Tem sido procurado por recém-doutores de outros países em busca de um estágio de pós-doutoramento, tendo atualmente no grupo treze alunos de pós-graduação e três de iniciação científica, além de um colaborador estrangeiro em pós-doutorado. Atualmente o grupo concentra suas pesquisas no desenvolvimento de dispositivos, a chamada “arquitetura de dispositivos”, em que combinamos diversos materiais com o objetivo de aproveitar as suas propriedades de forma sinergística. Assim, desenvolveram-se dispositivos eletrocrômicos e desenvolvem-se dispositivos fotoeletroquímicos e fotocélulas.
Recentemente De Paoli foi convidado a escrever um capítulo para uma enciclopédia de polímeros e um capítulo para um livro sobre materiais condutores, o que reflete o impacto de seus trabalhos no mundo científico.
Paralelamente a estes trabalhos vem desenvolvendo pesquisas na área de estabilização e degradação de polímeros, tema de grande interesse para a indústria de processamento de plásticos e que tem proporcionado uma intensa interação com elas.