pt_BR
Ciências Biomédicas | MEMBRO TITULAR

Marcello André Barcinski

(BARCINSKI, M.)

28/08/1940
Brasileira
15/03/1993

Marcello Barcinski possui graduação em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1965), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974) e pós-doutorado pelo National Institutes Of Health. É Professor Titular aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade de São Paulo. Barcinski é Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cedido pela USP para o Ministério da Saúde, criou no Instituto Nacional de Câncer a Divisão de Medicia Experimental e a Pós-Graduação em Oncologia. Tem experiência na área de Biofísica e Imunologia, especialmente em Imunologia Celular. Atua principalmente nas áreas de imuno-parasitologia e medicina translacional com ênfase nos efeitos da morte celular programada por apoptose. Criou o conceito do “mimetismo apoptótico” demonstrando pela primeira vez, que a atenuação da resposta imune por mecanismos de apoptose em patógenos unicelulares (Leishmania spp) tem um papel importante no estabelecimento de doenças parasitárias. O mesmo mecanismo opera também no estabelecimento de tumores.

Foi condecorado na Classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2008), que é atribuída a personalidades, pesquisadores, professores e outros agentes do conhecimento que se destacam pela sua atuação no campo da ciência e da tecnologia. Marcello Barcinski também é membro titular da Academia Nacional de Medicina (1999).