pt_BR
Ciências Matemáticas | MEMBRO ASSOCIADO

Luis Adauto da Justa Medeiros

(MEDEIROS, L. A.)

24/02/1926
Brasileira
19/04/1977
04/06/2022

Nasceu em Fortaleza, Ceará, aos 24 de fevereiro de 1926 onde completou sua educação secundária. Em 1944 mudou-se para o Distrito Federal, capital do Brasil na época, com o objetivo de concluir seus preparatórios para ingressar na Faculdade Nacional de Medicina, projeto de sua família. Ingressou, portanto, no Colégio Anglo-Americano, onde fez o Curso Científico. Tendo interesse em Matemática, por influência de seu professor, Silvio Pinto Lopes, assistente do Dr. Lélio I. Gama na Universidade do Distrito Federal, foi encaminhado ao Departamento de Matemática da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, onde, após exame vestibular, ingressou como aluno em 1948. Em 1952 concluiu a Licenciatura em Matemática e em 1956 o Bacharelado. Em 1952 foi convidado para assistente da cátedra de Análise Matemática e Superior, dirigida pelo Professor José Abdelhay.
Casou-se com Lourdes Maria Palma, professora de Física, sua aluna. Do casal nasceram os filhos Sergio (Engenheiro Eletrônico), Luiz Henrique (Arquiteto), Maria Laura (Bióloga) e Kathia (Professora).
Nos anos sessenta iniciou seus estudos com o Professor Leopoldo Nachbin, que o encaminhou ao matemático americano Dr. Felix E. Browder, com quem trabalhou na “Yale University” e “The University of Chicago”, com o objetivo de concluir uma tese de doutorado, o que fez obtendo o título de Doutor em Ciências no IMPA em 1965.
Por intermédio de Felix E. Browder, iniciou um trabalho sobre equações hiperbólicas não-lineares tendo oportunidade de se relacionar com o Professor Jacques Louis Lions, da Universidade de Paris, onde fez seu Pós-Doutorado. Daí em diante vem desenvolvendo estreita colaboração científica com o Professor Lions, resultando na formação de uma equipe de pesquisa em Equações Diferenciais Parciais e Controle Ótimo no Instituto de Matemática da UFRJ, contribuindo para a formação de recursos humanos bem qualificados, trabalhando em várias universidades brasileiras e na Universidade Mayor de San Marcos em Lima, Peru, da qual é Professor Honorário. Daí resultaram, sob sua orientação, várias dissertações de Mestrado e várias teses de Doutorado.
Sua carreira universitária na UFRJ iniciada em 1952 como assistente, foi continuada, sendo promovido, por concurso, para adjunto e por meio de concurso público a Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, cargo em que se aposentou na compulsória em 1996.