Graduação em ciências biológicas (1997) e mestrado em microbiologia (2000) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Doutorado em ciências (2005) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Pós-doutorado pela UFRJ (2006) e pela Universidade de Toronto, no Canadá.

Professor Adjunto do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Tem experiência na área de microbiologia e imunologia, com ênfase em receptores do sistem imune inato, atuando principalmente nos seguintes temas: imunidade inata, proteínas NLR, infecções baterianas, peptidoglicano e autofagia e agregação de proteínas.

Em 2018 recebeu o Grande Prêmio CAPES de Tese “Amilcar Vianna Martins”.

[:en]Biólogo (Uerj/94-97), mestre em Bacteriologia (Uerj/98-00), doutor em Ciências (UFRJ-Pasteur/01-05), pós doutorado (Universidade de Toronto/06-10), Professor Adjunto no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (2010-Presente) Jovem Cientista do Nosso Estado (Faperj/13-16), Bolsista em Produtividade 2 (CNPQ/13). Durante seu doutoramento fez pesquisas sobre o reconhecimento e combate a patógenos pelas proteínas NLRs, com ênfase nas proteínas Nod1/2 e seu papel na detecção do peptidoglicano presente na parede de bactérias. Em seu pós-doutorado na Universidade de Toronto, realizou pesquisas sobre o papel das proteínas Nod no disparo da resposta autofágica no combate a infecções por patógenos intracelulares. Atualmente seu grupo de pesquisa trabalha na compreensão dos mecanismos moleculares que levam à formação de agregados de proteínas induzidos por sinais de perigo endógenos e bactérias além do papel da resposta autofágica na proteção do compartimento citosólico. Publicou até o momento 20 artigos científicos em importantes revistas, tais como: Nature Immunology, Immunity, Cell Host & Microbe, Proceedings of the National Academy of Sciences e Journal of Biological Chemistry.