pt_BR
Ciências da Terra | MEMBRO TITULAR

José Vicente Valarelli

(VALARELLI, J. V.)

10/01/1939
Brasileira
26/03/1991
20/03/2000

Disciplinas de Graduação: Mineralogia, Cristalografia e Paragênese de Minerais (IG-USP), Mineralogia e Geologia (F.M.V. Agronomia, Jaboticabal, UNESP).
Disciplinas de Pós-Graduação: Termodinâmica aplicada a associações mineralógicas: IG-USP, UFPA, UFBA, UFPE, UNB e DNPM-Caraíbas Metais; Mineralogia Fundamental (IG-USP). Atualmente (1995): Mecanismos de crescimento de cristais no IG-USP.
Formação de Pessoal: 14 Mestrados, 5 Doutorados, 32 Bolsistas (IC, AP e AT). Atualmente, orienta 5 doutorandos, 2 bolsistas IC e 1 de AT.
Laboratórios: Aquisição de equipamentos, implementação, manutenção, treinamento de técnicos e de pós-graduandos dos laboratórios de difração e difratometria de raios-X, microscopia petrográfica (didático), estudo de inclusões fluidas, síntese hidrotermal de minerais (IG-USP) e de difratometria de raios-X no DMGA-IPT.
Grandes linhas de pesquisa em equipe: a) Gênese e paragênese de protominérios e de minérios de manganês; síntese desses minerais; diagramas de equilíbrio em condições metamórficas e em condições ambientes; tratamento e melhoria de minérios; obtenção de óxidos reduzidos e de bióxido “eletrolítico”; b) Obtenção de fertilizantes não-convencionais como fosfatos calcinados, termofosfatos magnesianos e/ou potássicos fundidos; aproveitamento de carnalita e de rochas potássicas silicáticas; estudos de utilização de minérios fosfáticos de baixo teor ou de pequena reserva.
Projetos em desenvolvimento: a) Poluição ambiental x aproveitamento e recuperação de tortas de filtração (constituídas por argilas esmectíticas ativadas + substâncias orgânicas adsorvidas), resíduos de operação de clarificação de óleos comestíveis e de gorduras animais para fabricação de sabão (CNPq); b) Estudo de inclusões fluidas aplicado a metalogênese, petrogênese e gênese de minerais-gema; c) Temas dos doutorandos atuais: argilominerais da Bacia do Taubaté; caulinita como pigmento de tintas; caracterísiticas mineralógicas e propriedades de fibras de amianto; recuperação de argilas usadas na clarificação de óleos e gorduras; rochas sedimentares como matéria prima para cerâmica vermelha; e, alteração experimental de protominérios de manganês.
Projetos em fase de análise por Entidades de Financiamento e Universidades: a) Gênese e paragênese de Argilominerais de Sedimentos Cenozóicos da Bacia do Taubaté, SP; b) Projeto de Qualidade de Matérias Primas para Cerâmica Vermelha da Região de Rio Claro-Santa Gertrudes, SP; c) Aquisição e montagem de laboratório de difratometria de raios-X informatizado para caracterização e quantificação de argilominerais para fins científicos e tecnológicos; d) Criação de Linha de Pesquisa em Minerais Industriais (talvez Opção de Pós-graduação), no Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP, Rio Claro.