pt_BR
Ciências Químicas | MEMBRO TITULAR

José Manuel Riveros Nigra

(RIVEROS, J. M.)

16/04/1940
Brasileira
27/03/1979

O seu interesse pela Física e Química nasceu no curso colegial cursado no Paraguai, e iniciou seus estudos universitários na Faculdade de Química e Farmácia da Universidade Nacional de Asunción em 1958 por entender que era a Faculdade que reunia a carreira mais perto daquela que desejava. Já em 1958, candidatou-se a uma bolsa de estudos oferecida pelo Departamento de Estado Norte-americano através da sua embaixada em Assunção, e em 1959 obteve essa bolsa para conseguir o título de Bacharel em Química em 1962 como melhor egressado da turma. Decidiu continuar seus estudos de pós-graduação em Físico-Química e em 1966 terminou a tese de doutoramento na Universidade de Harvard sob a orientação do Prof. E. Bright Wilson Jr. A tese de doutoramento foi baseada em estudos de determinação de estrutura molecular e isomeria rotacional por espectroscopia de microondas.
Após um ano como Pesquisador Associado na Universidade de Columbia, New York, estava interessado em retornar às vizinhanças do Paraguai, e teve a sorte de encontrar o apoio dos Profs. Simão Mathias e Hans Stammreich para ser contratado, em novembro de 1967, no Departamento de Química da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. A partir daí, galgou as diversas etapas da carreira universitária tornando-se Professor Titular do Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química em 1977. Ao longo dos anos atuou como Professor Visitante da École Polytechnique Federale de Lausanne; Universidade de Amsterdam; Universidade Federal da Bahia; Institute of Molecular Sciences; Okazaki, Japão; Universidade da Califórnia, Irvine; MIT Regional Laser Center; Universidade Federal de São Carlos; City University of New York e Universidade de Harvard.
Desempenhou o cargo de Chefe de Departamento de Química Fundamental em 2 mandatos e de Diretor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (1982-1986).
Atualmente (1995), participa do Corpo Editorial das revistas Spectrochimica Acta A, Mass Spectrometry Reviews e Journal of Mass Spectrometry. 11 teses de Doutorado e 6 dissertações de Mestrado foram defendidas no Instituto de Química sob sua orientação.
Os trabalhos mais importantes de sua vida científica estão relacionados com assuntos diversos tais como espectroscopia rotacional, espectroscopia de radicais livres, basicidade de substâncias orgânicas em fase gasosa, estabilidade e formação de íons solvatados em fase gasosa, mecanismos de reações iônicas em fase gasosa, caracterização experimental e teórica de espécies relacionadas com benzino, reações químicas iniciadas por absorção multifotônica, e mais recentemente, sobre espectroscopia de íons, fragmentações unimoleculares induzidas por radiação térmica incoerente; e química iônica de organosilanos em fase gasosa. Uma série de trabalhos publicados na década de 70 deram origem ao que hoje em dia é conhecido como “reação de Riveros” na comunidade de Química de íons em fase gasosa.