pt_BR
Ciências da Engenharia | MEMBRO ASSOCIADO

Jonas de Miranda Gomes

(GOMES, J.)

01/09/1953
Brasileira
06/05/1998

Jonas de Miranda Gomes concluiu bacharelado em Matemática na Universidade Federal da Paraíba em 1976. Cursou mestrado e doutorado em Matemática no Instituto de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, no Rio de Janeiro. Concluiu o doutorado em 1984 na área de Geometria Diferencial com uma tese sobre superfícies de curvatura constante no espaço hiperbólico. Sua tese trouxe novos resultados sobre o comportamento assintótico das superfícies de curvatura média constante no espaço hiperbólico, e fez um estudo da classificação das superfícies esféricas com curvatura média constante. Diversas questões em aberto na literatura foram solucionadas na sua tese. Um dos grandes marcos da tese foi o uso de técnicas de computação gráfica como uma ferramenta de pesquisas em matemática pura, caracterizando um pioneirismo a nível internacional.
Após a conclusão do doutorado decidiu se dedicar ao estudo da Computação Gráfica. Contratado pela Rede Globo de Televisão em 1984, trabalhou no grupo até 1988 como parte da equipe que criou e consolidou o uso da Computação Gráfica na televisão brasileira. Durante esse período foi gerente de grupo de pesquisa e desenvolvimento que tinha por objetivo desenvolver a tecnologia de Computação Gráfica. Após esse período decidiu retornar à área acadêmica.
Em 1989 criou no IMPA o Projeto VISGRAF com a finalidade de iniciar no Instituto as atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento na área de Computação Gráfica. Juntamente com a criação do Projeto VISGRAF, o Prof. Jonas iniciou a construção do Laboratório de Computação Gráfica. Esse laboratório ocupa hoje uma área de 200 m2, e, certamente, é um dos mais bem equipados laboratórios do país, dedicado exclusivamente às atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento da Computação Gráfica.
Desde então, o projeto VISGRAF criou e consolidou a Computação Gráfica como uma das áreas de pesquisa do IMPA, tendo criado os cursos de mestrado e doutorado, e organizado o programa de pós-doutorado na área. Por outro lado, as atividades do projeto têm contribuído no desenvolvimento da Computação Gráfica em nosso país, e os resultados obtidos têm atravessado nossas fronteiras alcançando repercussão internacional. Esse fato se comprova através de patentes internacionais, publicações de artigos de pesquisa e de livros. Maiores informações sobre as atividades do projeto VISGRAF podem ser obtidos na homepage do Laboratório: VISGRAF.
O Prof. Jonas Gomes já publicou 11 livros na área de Computação Gráfica, sendo 4 desses livros no exterior. Já publicou dezenas de artigos de pesquisa nas mais conceituadas revistas da área. Já publicou diversos artigos de divulgação com a finalidade de disseminar a tecnologia de Computação Gráfica para o público leigo.