pt_BR
Ciências Físicas | MEMBRO ASSOCIADO

Gunter Heinrich Reinhard Kegel

(KEGEL, G. H. R.)

16/06/1929
Brasileira
26/12/1957

Gunter Heinrich Kegel nasceu em 1929 na cidade de Herborn, Alemanha, filho do Dr. Wilhelm Ottmar Kegel, geólogo e de sua esposa, D. Gertrud Marie Karoline Kegel. Recebeu instrução primária em Berlim e, durante o ano de 1938, em Niterói, no Brasil. Completou o curso secundário em Berlim, em 1946 e se matriculou na Universidade Técnica de Berlim – Charlottenburg como estudante de Física, atendendo às preleções do Prof. Ramsauer. Transferiu-se depois para a Rheinisch-Westfaelische Technische Hochschule (RWTH) em Aquisgrana, onde adquiriu um interesse pela Física Teórica, graças às preleções do Professor Meixner.
Em 1949 acompanhou os pais retornando ao Brasil, e, depois de prestar exames de adaptação no Colégio Pedro II, matriculou-se no curso de Física da Faculdade Nacional de Filosofia, onde recebeu o grau de Bacharel em Física. Nessa Faculdade, ficou impressionado com as preleções dos professores Plínio Sussekind Rocha, em Mecânica e Carlos Alberto Aragão de Carvalho, em Matemática, e, mais importante ainda, as do Professor Richard Feynman, em visita ao Brasil, na ocasião.
Ainda em 1949 integrou a equipe do Dr. Bernhard Gross, no Instituto Nacional de Tecnologia, Divisão de Eletricidade e Medidas Elétricas, onde exerceu o cargo de Engenheiro Tecnologista. Foi para ele um período de aprendizagem, cobrindo raios cósmicos, eletrônica, dielétricos, modelos eletro-mecânicos, medidas elétricas e outros tópicos.
Em 1956 ele se matriculou no Massachusetts Institute of Technology, como candidato ao Ph.D. Apresentou dissertação de doutoramento em Física Nuclear Experimental e recebeu o título de Ph.D. em 1961. De volta ao Brasil, associou-se ao grupo do Padre Francisco Xavier Roser, S. J. na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, como professor de Física. Participou de pesquisas sobre a distribuição de elementos radioativos no meio ambiente, no solo, na água, no ar e nos alimentos.
Em 1964, foi convidado a assumir a posição de Professor e Supervisor do acelerador Van der Graaf a ser instalado no Lowell Technological Institute, em Lowell, Massachusetts, USA. Por ocasião da consolidação do sistema universitário estadual em Massachussetts, esse Instituto passou a ser chamado de University of Massachusetts Lowell. Aceitou o convite e ocupou a posição mencionada, ou outra semelhante, até a presente data.
A maior parte de suas pesquisas se refere ao espalhamento elástico e não-elástico de nêutrons rápidos por elementos de massa intermediária e pesados, como tório, urânio e plutônio. Também contribuiu com outras disciplinas, como Biologia, Ciências Forenses, História/Arqueologia, Metalurgia, Eletrônica, Química e outras.
Foi eleito membro do Senado Universitário e é membro da Academia de Ciências de New York, da American Physical Society, da American Nuclear Society, da Electro-Chemical Society, da Material Research Society e de Sigma Xi.