pt_BR
Ciências Biomédicas | MEMBRO ASSOCIADO

Gregório Santiago Montes

(MONTES, G. S.)

01/04/1952
Brasileira
24/05/1996

O Professor Gregorio Santiago Montes diplomou-se na Faculdade de Ciências Veterinárias da Universidade Nacional de La Plata (Buenos Aires) em 1974; doutorou-se em 1975 e em 1976 tornou-se Professor Adjunto de Anatomia Comparada da mesma Universidade. Em 1977 e 1978 foi Professor Titular de Anatomia e Fisiologia Comparadas na Universidade Nacional de Lomas de Zamora (Buenos Aires). De 1979 a 1982 foi Professor Visitante no Laboratório de Biologia Celular da Faculdade de Medicina da USP, então dirigido pelo Prof. Luiz Carlos Uchôa Junqueira, onde se especializou em Biologia Celular. Em 1983, fixou-se definitivamente no Brasil, sendo de 1983 a 1988 Professor do Departamento de Histologia e Embriologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, onde prestou concurso para Livre-Docente em 1984 e para Professor Adjunto em 1986. Em 1988, retornou à Faculdade de Medicina da USP como Professor Associado do Departamento de Patologia. Atualmente (1996) o Prof. Gregorio é Presidente da Comissão de Investigação Científica da Faculdade de Medicina da USP, Diretor dos Laboratórios de Investigação Médica do Hospital das Clínicas da mesma Faculdade, Chefe do Laboratório de Biologia Celular e Coordenador do Curso de Pós-graduação em Ciências da Faculdade de Medicina. Em 1985, o Prof. Montes naturalizou-se brasileiro e hoje inscreve-se entre os mais competentes e prestigiados histologistas brasileiros. Essa variada experiência reflete-se em sua capacidade de liderança e organização, demonstrada na formação de seu próprio grupo de pesquisa com marcante independência e originalidade científica.
Além de suas intensas atividades de pesquisa e de administração, o Prof. Gregorio desenvolve forte programa de formação de novos pesquisadores em sua área de atuação: nesse campo de atividade já orientou 11 teses (defendidas). Os pós-graduandos que orientou são hoje docentes-pesquisadores em importantes universidades brasileiras, argentinas e chilenas.
Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Biologia Celular e da Sociedade Íbero-americana de Biologia Celular, presidiu a primeira de 1988 a 1994, além do que pertence ao corpo editorial de várias revistas, incluindo Cell Biology International e European Journal of Histochemistry.
Suas pesquisas em Biologia Celular têm focalizado sobretudo a estrutura da matriz extracelular, campo em que, com Junqueira, vem trabalhando há cerca de duas décadas. Suas investigações, reconhecidas internacionalmente, levaram a elucidar, em lâminas ao microscópio de luz, como os novos conceitos de matriz extracelular encaixavam-se para explicar as estruturas histológicas classicamente conhecidas (tais como: fibra colágena, fibra reticular, lâmina basal etc.). Ao microscópio eletrônico, demonstraram que estas estruturas podiam ser distinguidas pelas várias características das fibrilas que as compõem (entre elas, o diâmetro).
Já publicou mais de 50 trabalhos em periódicos internacionais de alto prestígio, cobrindo uma área bastante ampla da Biologia Estrutural. Estes artigos científicos demonstram que o prof. Gregorio possui consistência intelectual, formação científica sólida e sentido crítico sobre quais são as questões importantes na fronteira do conhecimento científico. Do reconhecimento de sua atividade científica há várias evidências: a) ocupa lugar de destaque na lista, recentemente publicada, dos pesquisadores brasileiros de maior produtividade e mais citados na última década; b) devido ao pioneirismo de suas contribuições fundamentais sobre a Biologia Estrutural da matriz extracelular, foi convidado para escrever capítulos de livros e artigos de revisão em periódicos de boa penetração internacional; c) é Pesquisador IA do CNPq, recebendo a bolsa de produtividade científica de maneira ininterrupta desde 1982; d) fez, como convidado, apresentações plenárias em reuniões científicas internacionais e em simpósios e congressos nacionais; apresentou seminários de pesquisa em instituições estrangeiras; e) seu resumo biográfico foi publicado em Whos Who in the World, Dictionary of International Biography, Men of Achievement, Whos Who in Medicine and Healthcare, Whos Who in Science and Engineering; f) é consultor eventual do CNPq, CAPES, FAPESP, FINEP, FAPERJ e de várias outras entidades científicas e revistas internacionais.