Gilberto Fernandes de Sá
(DE SÁ, G. F.)
Gilberto Fernandes de Sá formou-se em Química pela Universidade Federal do Ceará em 1967; durante este período foi influenciado pelos Profs. Manoel Mateus Ventura e Letícia P. Tarquínio. Doutorou-se na USP em 1972 após ter realizado parte de sua tese na Universidade de Minnesota sob a orientação dos drs. Ernesto Giesbrecht e Larry C. Thompson. Desde 1973, exerce as suas atividades de pesquisa e docência na Universidade Federal de Pernambuco, inicialmente junto ao Departamento de Física e mais recentemente no Departamento de Química Fundamental. Os seus trabalhos de pesquisa se orientaram inicialmente na área de complexos de lantanídeos com bases de Schiff, para posteriormente se dedicar intensivamente à espectroscopia eletrônica de terras raras em sólidos hospedeiros.
Exerceu várias funções acadêmicas administrativas, tais como: Coordenador de Graduação, Chefe dos Departamentos de Física e de Química e Diretor do Centro de Ciências exatas e da Natureza (CCNEN), da UFPE, também participando como representante do CCNEN junto aos Colegiados Superiores da UFPE. Ainda nesta Universidade, implantou laboratório de pesquisa em Terras Raras, criou o Departamento de Química Fundamental em 1983, atraindo jovens pesquisadores na área de Físico-Química e participou ativamente da implantação do Grupo de Física Atômica e Molecular do Departamento de Física (1975).
O Professor Gilberto é pesquisador I-A do CNPq desde 1976, membro do Comitê Assessor de Química do CNPq de 1978-1980, e de 1983-1986, da Sociedade Brasileira de Química, como Conselheiro eleito em duas gestões, membro do Grupo Técnico de Química do PADCT e membro da Comissão de Coordenação do PADCT. Além disso, tem atuado como consultor da CAPES, FINEP, CFE, OEA, CNPq, FAPESP, FACEPE e FAPERG. Participou de mais de cinqüenta bancas examinadoras de Mestrado, Doutorado e Concursos Públicos de professores a nível de Assistente, Adjunto e Titular. Possui grande trânsito internacional (Professor Visitante e Pesquisador Visitante) em lugares tão diversos como a Universidade de Minnesota, o CNRS-Bellevue (França), o Laser Spectroscopy-Institute of Crystallography of the Academy of Science of the URSS em Moscou (1985), o Changchun Institute of Chemistry – Chinese Academy of Science (1987) e o Chemical Department of the Florida State University (1991). Esses estágios resultaram em várias publicações com colaboradores desses Centros. Foi membro do “Inter Advisory Boards” dos “2nd. International Symposium on RES”, China, 1989 e “2nd. International Conference on Elements”, Helsinki, Finland. Destacam-se, entre as suas publicações mais recentes, as que tratam do fenômeno chamado “up-conversion” por transferência de energia em vitrocerâmicas, e as referentes a perturbações introduzidas no espectro de fluorescência de íons de terras raras pela presença de pequenas partículas de prata, em materiais vítreos. Tem participado em Congressos, Workshops e Reuniões Científicas nacionais e internacionais, tendo apresentado cerca de 110 comunicações. É conferencista convidado em diversas instituições no Brasil e no Exterior. Sua produção científica é espelhada em cerca de setenta e cinco trabalhos em revistas de circulação internacional. Atualmente (1996) está desenvolvendo pesquisa tanto no campo prático como no teórico, tendo tido um papel decisivo no desenvolvimento de um modelo para o cálculo da órbita molecular dos complexos de lantanídeos, em colaboração com o grupo de Química teórica da UFPE. É membro do Corpo Editorial de Material Sciences e árbitro das revistas Química Nova, Ciência Hoje, J. Less-Comm-Met., Inorg. Chem., Inor-Chem. Acta, An. Acad. Bras. Ci., Chinese J. Luminescence, J. Luminescence e J. Alloy Comp..
(Obs.: Texto compilado por Raquel Velloso)