pt_BR
Ciências da Engenharia | MEMBRO TITULAR

Francisco de Assis Tenório de Carvalho

(De Carvalho, Francisco de A.T.)

01/11/1958
Brasileira
01/01/2023

Nascido em Garanhuns, Pernambuco. Fez a sua formação fundamental no Colégio Diocesano de Garanhuns dirigido pelo Monsenhor Adelmar da Mota Valença, onde o interesse pelas ciências exatas e pela engenharia foi despertado pelo professor José Victor de Oliveira Neto. Foi aprovado em sexto lugar no vestibular de 1975 para Engenharia Elétrica da UFPE.

Na graduação estudou álgebra linear com o Prof. Hildeberto Cabral, controle e automação com o Prof. Ascendino Dias e Eletromagnetismo como o Prof. Naum Fraidenraich. Foi aluno de iniciação científica do Prof. Cid B. Araújo em ótica não linear com bolsa do CNPq. Graduou-se em Engenharia Elétrica em 1980. Mestre em Ciências e Tecnologias Nucleares (UFPE 1984) sob orientação do Prof. Ragendra Narain. Doutor en Informatique des Organisations (Université Paris-IX Dauphine, 1992) sob a direção do Prof. Edwin Diday.

Foi professor auxiliar da UNICAP (1984 a 1985), professor assistente e adjunto do Departamento de Física e Matemática da UFRPE (1986 a 1992) e professor adjunto do Departamento de Estatística da UFPE (1993 a 1999). Atua como professor e pesquisador do CIn-UFPE desde 1999 onde é professor titular desde 2011. No CIn-UFPE, foi por duas vezes coordenador da pós-graduação (08/2005 a 08/2009), chefe do Departamento de Informação e Sistemas (03/2014 a 06/2021) e membro do Conselho Departamental (08/2005 a 08/2009 e 03/2014 a 06/2021).

Atuou como professor visitante em universidades estrangeiras, tais como Université Paris-Dauphine, França (em colaboração com o Prof. Edwin Diday), Seconda Università degli Studi di Napoli, Itália (em colaboração com a Profa. Rosanna Verde), Sri Jayachamarajendra College of Engineering Mysore, Índia (em colaboração com o Prof. K. Chidananda Gowda), RWTHA Aachen University, Alemanha (em colaboração com o Prof. Ivan Gesteira), Université Paris Descartes, França (em colaboração com o Prof. Mohamed Nadif), University of Campania Luigi Vanvitelli, Italia (em colaboração com a Profa. Rosanna Verde), National Research University Higher School of Economics, Rússia (em colaboração com o Prof. Boris Mirkin). Durante 22 anos (1993 a 2014) atuou como pesquisador visitante junto ao INRIA, Paris-Rocquencourt, França (em colaboração com o Dr. Yves Lechevallier).

Foi membro do Conselho Universitário da UFPE (07/2005 a 08/2009), membro do CCEPE (07/2005 a 08/2009) e membro das Câmaras de Pesquisa e Pós-Graduação (07/2005 a 08/2009).

Formou cerca de 50 alunos de IC, 25 mestres e 11 doutores.

Coordenou vários projetos de pesquisa financiados por agências de fomento (CNPq, FACEPE). Atua como árbitro de várias revistas internacionais em sua área de conhecimento. Atualmente é pesquisador 1A do CNPq. Atuou como membro do CA-CC do CNPq (07/2017 a 06/2020) e como membro da CDCT da FACEPE na área de Ciências Exatas e da Terra (08/2006 a 07/2009 e de 11/2021 a 10/2023). Em 2020 foi eleito membro titular da da Academia Pernambucana de Ciências (APC) e em 2021 recebeu o Prêmio de Mérito Científico da SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

As suas contribuições científicas foram realizadas em Aprendizagem de Máquina, com ênfase em aprendizado não supervisionado e aprendizado de máquina à partir de dados simbólicos, descritos por variáveis que podem assumir como valor um conjunto de categorias, um intervalo, ou uma distribuição empírica (histograma).

Foi o primeiro a trabalhar nessa área no Brasil tendo proposto métodos originais para a previsão de séries temporais, regressão, agrupamento, co-clustering e mapas auto-organizáveis de Kohonen (SOM) para dados de tipo intervalo. Também propôs métodos para o agrupamento, co-clustering e SOM para dados descritos por variáveis de tipo histograma. Outras contribuições de destaque foram os trabalhos de agrupamento e SOM para dados relacionais multi-view e os trabalhos de agrupamento baseado em funções de kernel com ponderação automática das variáveis descritoras.

Publicou mais de 230 artigos em periódicos de alto impacto e conferências de reconhecida qualidade. Os trabalhos publicados tem boa repercussão (h-indice 33 no Google Acadêmico, 24 no Scopus e 21 no Web of Science).

Segundo estudo da Plos Biology/Elsevier (https://elsevier.digitalcommonsdata.com/datasets/btchxktzyw),
está na faixa de 1% dos cientistas mais influentes do mundo na área de Inteligência Artificial e Processamento de Imagens ao longo de toda a sua carreira e na faixa de 2% dos cientistas mais influentes do mundo na mesma área nos anos de 2019, 2020 e 2021.

Também segundo estudo da Neural Computing and Applications (https://doi.org/10.1007/s00521-020-05395-4), é um dos 50 autores mais influentes e foi o décimo quarto autor mais produtivo (dentre 13970) na área de automatic clustering algorithms considerando um período de 30 anos (entre 1989 e 2019).

Contribuiu para a consolidação da área de aprendizado de máquinas no Brasil como autor, revisor de artigos e membro de comitês de programa de eventos da área (SBIA, SBRN, BRACIS, ENIAC, KDMILE, CBSF). Foi membro titular da Comissão Especial de Redes Neurais (CERN) da SBC (2008 a 2009) e da Comissão Especial de Inteligência Artificial (CEIA) da SBC (2010 a 2014). Foi eleito membro do conselho da International Association for Statistical Computing – IASC (2009 a 2013). Foi membro do comitê executivo da Latin American Regional Section (LARS) of IASC (2017 a 2020).

——————