pt_BR
Ciências Físicas | MEMBRO TITULAR

Erasmo Madureira Ferreira

(FERREIRA, E.)

08/10/1930
Brasileira
26/03/1974

Nasceu no Rio de Janeiro, onde cursou até o grau universitário, formando-se em Química Industrial pela Escola Nacional de Química (antiga Universidade do Brasil) em 1952, e em Bacharel em Física pela Faculdade Nacional de Filosofia em 1954. Iniciou carreira científica em Física Teórica no CBPF em 1953, e desde então dedica-se à Física das Partículas Elementares.
Em 1958 foi, como bolsista do CNPq (passando depois a ser bolsista da CAPES), para o Imperial College of Science and Technology, da Universidade de Londres, onde estavam Abdus Salam (que mais tarde ganhou o Prêmio Nobel por seus trabalhos sobre unificação das interações fracas e eletromagnéticas) e P.T. Matthews. Durante os três anos de doutoramento, Erasmo Ferreira trabalhou em diversos problemas de interações fundamentais, em particular em sistemas envolvendo partículas estranhas (káons, híperons). Os últimos nove meses do período foram passados no CERN (Genebra), onde teve acesso ao uso de computador (novidade na época) para fazer cálculos relativos a seu trabalho de tese, que foi defendida em Londres em março de 1991. O tema da tese foi a análise da interação káon-dêuteron em termos das interações káon-núcleon em seus dois estados de isospin.
Ao regressar ao CBPF após o doutorado, encontrou dificuldades financeiras fortíssimas para a instituição e para os físicos, que não tinham aí condições de sobrevivência. Entre 1963 e 1967, Erasmo Ferreira passou diversos períodos na “Universidad Central de Venezuela”, em Caracas, fase em que trabalhou no estudo de propriedades analíticas do espalhamento por potenciais.
Em 1967, Erasmo Ferreira transferiu-se para a PUC do Rio de Janeiro, para participar na formação de um grupo novo de ensino e pesquisa, no grande esforço de institucionalização da pós-graduação no país, e na formação de pessoal. Nos anos que se seguiram, Erasmo Ferreira dedicou seu esforço de pesquisa a problemas de três corpos, desintegrações fracas, uso de aproximantes de Padé nas interações fortes, interação pion-dêuteron, e ao estudo de propriedades das equações não-lineares do modelo de Skyrme.
Durante o período na PUC, que durou até 1994, Erasmo Ferreira passou anos sabáticos no SLAC (Stanford, 1976), em Lyon (1985) e no CERN (1992). O ano em Stanford foi decorrência de bolsa concedida pela Fundação Guggenheim.
Em 1994, Erasmo Ferreira transferiu-se para a UFRJ. Sua linha de trabalho atual consiste em problemas de cromodinâmica quântica em condições não-perturbativas, e suas aplicações ao espalhamento de hádrons a altas energias.