pt_BR
Ciências Biomédicas | Ex-Afiliado

Eduardo Rigon Zimmer

(Zimmer, Eduardo R.)

07/12/1984
Brasileira
01/01/2019

Graduado em farmácia (2009), com mestrado (2011) e doutorado (2015) em ciências biológicas/bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), este último com período sanduíche na Universidade McGill, Canadá.

Seu trabalho envolve o entendimento da comunicação entre neurônios e células da glia na doença de Alzheimer. As principais linhas de pesquisa buscam decifrar mecanismos neurodegenerativos, desenvolver estratégias terapêuticas inovadoras e identificar a doença de Alzheimer de maneira precoce, antes dos sintomas. Atua em seu laboratório com uma equipe multidisciplinar, conduzindo pesquisas translacionais com ênfase em neuroimagem, farmacologia e neuroquímica.

Recebeu o Alzheimer’s Association International Conference (AAIC) Travel Award 2018, da Al-zheimer’s Association; o II Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano do Instituto Nanocell (2017); o prêmio de Jovem Pesquisador em Colaboração Científica Brasil/Reino Unido 2016, do British Council, Newton Foundation e CNPq; o Travel Award 2016 para a Alzheimer’s Association International Conference (AAIC), da Alzheimer’s Association; o Prêmio Capes de Tese em Ciên-cias Biológicas II 2016, da Capes; o Latin American Training Program Associate 2015, da Society for Neuroscience dos EUA; o Travel Award 2014 with the Institute of Aging, do Canadian Institutes of Health Research (CIHR); o Travel Award 2013 para o Alzheimer’s Imaging Consortium (AIC), da Alzheimer’s Association.