pt_BR
Ciências da Terra | MEMBRO TITULAR

Colombo Celso Gaeta Tassinari

(TASSINARI, C. C. G.)

09/01/1953
Brasileira
03/06/2002

Este acadêmico, filho de João Tassinari e Paschoalina Gaeta Tassinari, fez seu estudo primário no Grupo Escolar São Paulo, secundário no Ginásio estadual Dr. Carlos Augusto de Freitas Villalva Jr e Instituto Estadual de Educação Prof. Brasílio Machado e Colegial no Instituto Estadual de Educação Prof. Alberto Conte, todos na cidade de São Paulo. Graduou-se em Geologia no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, USP.
Nos primeiros dez anos de carreira, dedicou-se mais a utilização da geocronologia em geologia regional, posicionando no tempo geológico as principais unidades pré-cambrianas e elaborando evoluções geológicas e tectônicas regionais, principalmente nas regiões amazônica e centro-oeste do Brasil. Neste período iniciou seus trabalhos no Craton Amazônico, apaixonando-se pela geologia da região de tal forma que até os dias de hoje continua desenvolvendo e detalhando a evolução tectônica desta importante unidade da Plataforma Sul-Americana. Dentro deste contexto ele elaborou sua dissertação de mestrado, sob orientação do Prof. Dr. Koji Kawashita, caracterizando, em 1981, uma importante faixa de acreção continental no Craton Amazônico durante o Mesoproterozóico. Entre 1983 e 1987, foi Co-líder do Projeto Internacional de Correlação Geológica (UNESCO-IUGS) IGCP 204 “Precambrian Evolution of the Amazonian Craton”.
Nos últimos doze anos, pressentindo a importância que as atividades de exploração mineral iriam ter no país e observando a ausência de estudos isotópicos nos depósitos minerais brasileiros, começou a aplicar a geologia isotópica para determinação de idades de mineralizações, de eventos pós-mineralizações e da natureza das fontes dos fluidos mineralizantes, fornecendo informações para elaboração de modelagens conceituais de depósitos minerais, especializando-se no estudo da interface e na relação entre processos tectônicos e metalogenéticos.
Neste mesmo período começou a divulgar a utilidade da geologia isotópica em metalogênese, não só no Brasil como nos demais países da América do Sul, desenvolvendo projetos conjuntos de pesquisa, ministrando cursos e organizando e implementando, como Co-líder, um outro Projeto de Correlação Geológica Internacional, vinculado ao IUGS e UNESCO (IGCP 342), denominado “Ages and Isotopes in South American Ores” (1991/1996), que tinha por objetivo a divulgação e a aplicação da geologia isotópica em depósitos minerais da América do Sul.
A partir de 1989, deu ênfase a trabalhos em colaboração com outras Universidades, prestando apoio em análises isotópicas, formação de recursos humanos, desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisas, bem como assessoramento na montagem de laboratórios congêneres, executadas através de projetos de cooperação bi-lateral, financiados por agências de pesquisas nacionais e estrangeiras, sendo o coordenador brasileiro de grande parte destes projetos, por exemplo, os acordos com as Universidades do Chile, de Lisboa e Aveiro (Portugal), Australian National University e University of Calgary (Canadá), onde são mantidas cooperações até hoje.
Seguiu carreira dentro do Centro de Pesquisas Geocronológicas da USP, iniciando-a em 1980 como Vice-coordenador dos laboratórios do CPGeo e desde 1995 é o Diretor deste Centro de Pesquisas. Além disto participa de diversas comissões administrativas do IGc-USP.
Em 1996 fez o concurso de Livre-docência e propôs uma nova província geocronológica paleoproterozóica para o Craton Amazônico e no final do ano de 2001 tornou-se Professor titular na área de Tectônica do Departamento de Mineralogia e Geotectônica do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP).
Como produto das atividades científicas desenvolvidas, o acadêmico possui trinta e oito trabalhos completos publicados em periódicos arbitrados, sendo dezessete em revistas nacionais e vinte e um em revistas internacionais; cinco capítulos de livros, sendo três em livros internacionais, vinte e sete trabalhos completos em anais de congressos, mais de oito dezenas de resumos e resumos expandidos publicados em congressos. Participou de quarenta e seis congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais, todos com apresentação de trabalhos. Além disto, publicou quatro trabalhos completos em volumes especiais com editor. Ministrou fora da USP dezoito conferências como convidado especial, tanto no país como fora dele, além de vários cursos de pós-graduação em outras universidades no Brasil e exterior. Orientou e orienta treze alunos com bolsas de iniciação científica, seis de mestrado, seis de doutorado e um de pós-doutorado. Coordenou nove projetos científicos internacionais de cooperação científica e tecnológica, dois Projetos Internacionais de Correlação Geológica (IGCP) vinculados a UNESCO e IUGS, e foi um dos pesquisadores principais de dois projetos temáticos da FAPESP e de um PRONEX.