pt_BR
Ciências Físicas | MEMBRO TITULAR

Cláudia Lúcia Mendes de Oliveira

(MENDES DE OLIVEIRA, C.)

20/11/1963
Brasileira
13/05/2020

Bacharel em física (1985) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado (1988) e doutorado em astronomia pela Universidade de British Columbia (1992). Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo (USP).

Suas principais contribuições científicas são na área de formação e evolução de galáxias. Liderou trabalhos pioneiros sobre a formação de objetos jovens em colisões de galáxias, mas é mais conhecida pelos seus trabalhos sobre grupos compactos e fósseis de galáxias, e especificamente pelo estudo da cinemática interna de objetos extensos, usando instrumentos Fabry-Perot. Nos últimos anos, tem se dedicado à instrumentação astronômica: coordena o projeto T80-Sul, um telescópio robótico para a comunidade brasileira, e co-coordena a participação das instituições de pesquisa em astronomia do estado de São Paulo na construção do Giant Magellan Telescope.

Recebeu por dois anos (1997 e 2003) a Humboldt fellowship, uma bolsa alemã de prestígio dada a pesquisadores do mundo inteiro em qualquer área do conhecimento para desenvolver pesquisa na Alemanha. Em 1993, recebeu a também prestigiada bolsa Chateaubriant fellowship, para desenvolvimento de pesquisa na França por um ano.