Angélica Thomaz Vieira
(Vieira AT)
Graduada em biologia (2006) pela Faculdade Metodista Integrada Isabela Hendrix (FAMIH), com mestrado em bioquímica e imunologia (2007) e doutorado em imunologia (2011) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), este último com sanduíche (2009-2010) no Instituto Garvan, em Sydney, na Austrália. Fez estágio de pós-doutorado em genética (2013) e microbiologia (2015) pela UFMG, e pós-doutorado em biologia molecular (2016) pelo Instituto Nacional de Ciência (CNRS) em Estrasburgo, na França.
Sua pesquisa “Microbiota e Imunomodulação” busca compreender como a interação entre as bactérias que vivem no nosso corpo e a alimentação pode regular o sistema imunológico de um indivíduo, principalmente durante as respostas inflamatórias. Seu trabalho pode ser aplicado para o tratamento de diversas doenças, inclusive infecções causadas por bactérias resistentes a antibióticos.
Recebeu o prêmio nacional “Para Mulheres na Ciência” 2018 pela L’oréal-Unesco-ABC; o Bill & Melinda Gates Foundation Travel Award 2017 para participar do “Mucosal and Immunology Con-gress” em Washington DC, EUA; o Woman in Science Young Award 2017 pela Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI); premiada em 3º lugar (2015) com o Prêmio Pemberton da Coca-Cola; o Ri-ken Institute Travel Award (2014) para participar do Curso Internacional de Imunologia em Yoko-hama, no Japão, onde recebeu Menção Honrosa pelo trabalho apresentado; e o “Tereza Kipinis Award” (2013) pela SBI.