Allypio de Miranda Ribeiro nasceu em Rio Preto, Minas Gerais. Frequentou a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, sem concluir os estudos. Atuou como jornalista.
Entre 1894 e 1939, trabalhou na Seção de Zoologia do Museu Nacional, como preparador, naturalista e professor-chefe. Participou como zoólogo da Comissão de Linhas Telegráficas e Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas, dirigida por Cândido Mariano da Silva Rondon. Junto ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, Ribeiro fundou e assumiu a Inspetoria de Pesca, incentivou a criação da Estação de Biologia Marinha e participou da organização da coleção de vertebrados do Museu Paulista.
Foi membro da Sociedade Brasileira de Sciencias, atual Academia Brasileira de Ciências (ABC), tendo assinado a ata de sua fundação no dia 3 de maio de 1916. Ingressou na Seção de Ciências Biológicas. Em 1935, saudou Adolpho Lutz, quando este foi laureado com o Prêmio Einstein.
Integrou a União dos Ornitologistas Americanos, foi correspondente da Real Sociedade de Zoologia de Londres e da Academia de Ciências de Lisboa. Publicou diversos artigos nos Arquivos do Museu Nacional e pelo Instituto Oswaldo Cruz. Realizou importantes contribuições sobre zoologia, variados estudos de vertebrados e foi pioneiro no campo da oceanografia biológica e pesqueira.