pt_BR
Ciências Biomédicas | MEMBRO TITULAR

Aldo Ângelo Moreira Lima

(LIMA, AAM)

13/12/1954
Brasileira
13/05/2020

Graduou-se médico (1978) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), fez residência em doenças infecciosas (1980) pela Secretária de Saúde do Estado do Ceará, mestrado em farmacologia (1983) pela UFC e doutorado em microbiologia, imunologia e parasitologia (1988) pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp). Atualmente (2020) é pesquisador e professor titular de farmacologia (1998), decano do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, sócio-honorário da American Society of Tropical Medicine and Hygiene (2012), ex-fellow do Howard Hughes Medical Institute (2000-2005) e pesquisador associado da Universidade de Virginia (1988), VA, EUA.

Aldo Lima trabalha na área de saúde materno-infantil e tem como linhas de pesquisas o estudo de doenças diarreicas, desnutrição, enteropatia, barreira funcional intestinal, prevenção e tratamento. Estuda seus impactos a curto, médio e longo prazo no desenvolvimento cognitivo, crescimento e educação em crianças participantes em estudos de coortes em comunidades urbanas em Fortaleza e na região no semiárido brasileiro. Através de convênio internacional com a Universidade de Virginia (1988), formou mais de 60 pesquisadores e técnicos ao nível de pós-doutoramento, PhD, mestre, graduação e técnicos para as diversas atividades de pesquisa na área, os quais têm assumidos posições de destaque na UFC e outras instituições nacionais e internacionais. Na pós-graduação, formou 26 mestres e 24 doutores nas áreas de farmacologia, ciências médicas e microbiologia. Participou da fundação do Instituto Nacional de Biomedicina do Semiárido Brasileiro, sendo seu atual coordenador. Duas redes de pesquisas foram desenvolvidas – uma nacional, denominada Recodisa, financiada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, e outra internacional, a Malnutrition and Enteric Diseases (MAL_ED), financiada pela fundação Bill and Melinda Gates.

É membro honorário da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene (ASTMH), com sede em Arlington, VA, EUA (2012). Recebeu o Prêmio Internacional Celso Werneck Ribeiro, no III International Congress of Oncology and Immune-Biomodulation (2002), e ainda a premiação pela melhor patente do ano de 1997 do Centro de Saúde da Universidade de Virginia, Charlottesville, VA, EUA, a saber: LIMA, AAM; GUERRANT, R L . US Patent nº 5.561, 111(October 1996). Stable glutamine derivates for oral intravenous rehydration and nutrition therapy (1997).