pt_BR
Ciências Químicas | MEMBRO ASSOCIADO

Affonso do Prado Seabra

(SEABRA, A. P.)

01/06/1928
Brasileira
18/04/1972

Logo após a formatura em 1968, foi contratado para planejar, montar e pôr em funcionamento dois laboratórios farmacêuticos, na Colômbia e no México. Cumprida essa missão, seguiu para a “University of Wisconsin” para o curso de aperfeiçoamento. A Universidade foi escolhida por Carlos Chagas Filho. Por influência de Alberto Hargreaves, que lá trabalhava na época, obteve um Mestrado em Bioquímica sob a orientação de Herold Deutsch.
Retornando ao Brasil, foi absorvido pela equipe do Professor Paulo da Silva Lacaz, lecionando Química Orgânica nas Faculdades de Medicina e de Farmácia da UFRJ. Pouco depois, por iniciativa de Paulo Lacaz, associou-se a Walter Mors, Benjamin Gilbert e Joaquim Martins Ferreira no esforço para criar e desenvolver o Núcleo de Pesquisas em Produtos Naturais. Nos anos seguintes, sob a liderança de Raymundo Moniz de Aragão, colaborou nos primeiros esforços para a implantação de uma Pós-Graduação na UFRJ. Com a ida de Moniz de Aragão para o Ministério da Educação, esse trabalho foi aproveitado como o alicerce da regulamentação da pós-graduação em todo o país. Esse foi o trabalho de uma grande equipe, com Alberto Coimbra, Rodolfo Travassos, Cláudio Costa Neto, Anita Panek e tantos outros. Ainda como seguimento desse trabalho, junto a Anita Panek e Manuel da Frota Moreira, ocupou por vinte e um anos seguidos a posição no Conselho de Pesquisas e Ensino para Graduados da UFRJ.
Trabalhou como Professor Visitante na “University of Birmingham” (Inglaterra), obtendo resultados aproveitados em tese de Livre-Docente.
No campo da investigação científica, dedicou-se às técnicas de isolamento e purificação de produtos naturais, notadamente, à Cromatografia Líquida de Alta Pressão (nome vigente na época, hoje abandonado). Nessa condição, colaborou intensamente com Walter Mors e Ângelo da Cunha Pinto. Partiu de Walter Mors a indicação de seu nome como Membro Associado desta Academia.