pt_BR
Ciências Físicas | MEMBRO TITULAR

Affonso Augusto Guidão Gomes

(GOMES, A. A.)

21/03/1941
Brasileira
27/03/1979

A opção de se tornar um físico está muito associada ao Prof. José Reis, sempre dedicado à divulgação da Ciência, nos seus mais diversos aspectos. Entrevistou, em dada oportunidade, o então jovem estudante, que pretendia ser engenheiro aeronáutico e piloto de provas. Por influência de José Reis, mudou completamente a sua visão. O passo seguinte foi o curso de Física da USP e outro marco foi a atuação fundamental de Mario Schenberg, fazendo vir ao Brasil Adrian de Graaf, ex-aluno de Walter Baltensperger, para desenvolver algumas idéias em Física da Matéria Condensada Teórica entre nós. Desta interação, em 1963, surgiram os dois primeiros trabalhos e a discussão deles com Feynman, no CBPF.
Novamente a atitude criativa de Schenberg, propondo que o trabalho de Doutoramento fosse realizado em Paris, sob a orientação de Jacques Friedel, ex-aluno de Sir Nevil Mott, e um dos responsáveis pela moderna física da matéria condensada na Europa. A orientação ministrada por Friedel foi extraordinária, não apenas em termos técnicos; suas idéias e visão da pesquisa em Física de Sólidos puderam ser transmitidas a nossos estudantes através de cursos e da orientação de teses.
De volta ao Brasil, convidado por Jacques Danon a integrar os quadros do CBPF, procurou implantar o “espírito friedeliano” nos jovens estudantes, não apenas no Rio de Janeiro, mas, ao longo dos anos a partir de 1980, no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e Santa Maria. Novamente identifica-se na atitude de encorajar ex-alunos a procurar locais onde possam construir, com independência, e personalidade própria, os seus Laboratórios, o traço da visão “friedeliana” de política científica. Da tese de doutoramento em 1967 até os dias de hoje sempre manifestou uma grande preocupação com a conexão da atividade teórica com os experimentos.
Foram feitos trabalhos, como por exemplo, propriedades magnéticas de impurezas de transição, terras raras e actinídeos em metais e intermetálicos magnéticos, magnetismo de materiais puros, os campos hiperfinos associados, as transições de fase em sistemas itinerantes e a simulação Monte Carlo em sistemas com spins localizados ou, ainda, acoplada à integração funcional para descrever intermetálicos de Laves com terrar raras estáveis. Em todos, se encontra a característica da “Escola Friedel”: a simplicidade da formulação e, sobretudo, a motivação experimental.
Entre os temas atuais de grande interesse na literatura, encontra-se o estudo da dinâmica de ecossistemas. Este assunto constitui um atrativo muito grande para um físico. De fato, a descrição de tais sistemas envolve a mecânica estatística de não equilíbrio, a teoria de sistemas dinâmicos, o método Monte Carlo, as simulações numéricas em geral e a termodinâmica de redes. Nos dias de hoje, na ABC, através do Projeto Microgravidade (AEB) e Estudos de Ecossistemas, o mesmo tipo de abordagem, perseguido desde os tempos da tese, revela-se também importante neste tema multidisciplinar: a motivação experimental precedendo o esforço teórico.