pt_BR
Ciências Biológicas | MEMBRO TITULAR

Marcos Silveira Buckeridge

(BUCKERIDGE, M. S.)

28/03/1960
Brasileira
13/05/2020

Biólogo (1981), mestre em biologia molecular pela Unifesp (1984) e doutor em bioquímica de plantas (1994) pela Universidade de Stirling, Escócia, Reino Unido.

Dedica-se a quatro linhas principais de pesquisa:

Mudanças climáticas globais, desenvolvendo visões gerais sobre os impactos das mudanças climáticas sobre a humanidade. Em particular, dedica-se a aspectos relacionados ao uso da terra, com foco nas respostas de plantas cultivadas (soja, cana etc) e nativas (árvores de biomas brasileiros) às mudanças climáticas, com impactos na qualidade dos alimentos e na dinâmica das florestas.

Bioenergia e bioeconomia, visando compreender como plantas de valor econômico no Brasil como a cana-de-açúcar, a soja e outras espécies vegetais podem ser usadas para a produção de etanol e também de novos materiais que possam ser utilizados pela indústria. O foco principal é nos polímeros da parede celular vegetal, como a celulose, hemicelulose entre outros.

Ciências urbanas aplicadas, desenvolvendo projetos na área de soluções baseadas na natureza relacionadas ao mundo urbano. Entre os focos principais estão as florestas e árvores urbanas. Estuda aspectos relacionados à fisiologia das árvores urbanas como medida de adaptação às mudanças climáticas. Atua na coordenação de projetos interdisciplinares em ciências urbanas em geral (política, mobilidade, meio ambiente, violência e muitos outros), promovendo a interação da pesquisa na área com vistas ao bem-estar do cidadão, num contexto da sustentabilidade e com foco nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Informática sistêmica, buscando compreender a biologia e o mundo urbano de forma sistêmica e tentando compreender o funcionamento na forma de redes complexas. Desenvolve ferramentas de informática para uso geral em aplicações que permitam tomar visões sistêmicas, com focos no funcionamento de sistemas biológicos e das cidades.

Recebeu o Prêmio Super Ecologia, dado pela Revista Superinteressante, em 2004, pelo trabalho feito com as repostas do jatobá às mudanças climáticas.