pt_BR
Ciências Biomédicas | MEMBRO ASSOCIADO

Zuleika Picarelli Ribeiro do Valle

(PICARELLI, Z. P.)

02/05/1926
Brasileira
26/03/1974

Zuleika P. Picarelli (Zuleika Picarelli Ribeiro do Valle), filha de Rosalvo Picarelli e Dinorah Pentone Picarelli, cursou o primário no Externato Santo Antonio, o ginásio do Ginásio do Estado e o colegial no Colégio Estadual de São Paulo tendo se graduado em Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, USP em 1949.
Ainda estudante, iniciou estágio no Laboratório de Dosagens Hormonais, anexo ao Laboratório de Farmacologia e Bioquímica da Escola Paulista de Medicina, onde, após sua graduação tornou-se Assistente de Farmacologia. Exerceu então atividades didáticas e colaborou nos trabalhos desenvolvidos pelos Profs. Drs. J.R. Valle e J.L. Prado. Em 1955, foi para Edimburgo, Escócia, com bolsa do British Council e durante um ano desenvolveu trabalho sobre os receptores da serotonina, no Departamento de Farmacologia da Edinburgh University, em colaboração com o Prof. J.H. Gaddum.
Em sua volta para o Brasil, continuou a dar aulas de Farmacologia e a colaborar com os Profs. J.R. Valle, J. Leal Prado e demais pesquisadores do Laboratório de Farmacologia e Bioquímica da Escola Paulista de Medicina. Publicou vários trabalhos, visitou vários laboratórios no exterior e orientou vários estagiários. Foi credenciada como professora do Curso de Pós-Graduação em Farmacologia da Escola Paulista de Medicina, tendo orientado alguns doutores e mestres. Foi Chefe do Departamento de Bioquímica e Farmacologia e participou da criação do Instituto Nacional de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina.
Após sua aposentadoria, em 1980, foi convidada para dirigir o Laboratório de Farmacologia do Instituto Butantan. Aceitou a tarefa e até Novembro de 1996 continuou a exercê-la, procurando sempre harmonizar suas atividades de pesquisa com as de formação de pessoal, uma vez que considera o pessoal como o material mais importante para o desenvolvimento da Ciência no país.