pt_BR
Ciências Físicas | MEMBRO AFILIADO

Rafael Chaves Souto Araujo

(Chaves, Rafael)

02/04/1982
Brasileira
01/01/2022

Bacharel em Física (2004) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Física (2006) pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Doutor em Física (2010) pelo Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre 2010 e 2016, realizou estágio de pós-doutoramento no Instituto de Ciências Fotônicas da Espanha e nas Universidade de Freiburg e Colônia na Alemanha.

Professor Adjunto da Escola de Ciências e Tecnologia e líder de pesquisa do Instituto Internacional de Física, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq. Grantee do Instituto Serrapilheira e da Templeton Foundation. Sua pesquisa se insere na interface entre a Mecânica Quântica e Teoria da Informação, causalidade e aprendizagem de máquina. Seus trabalhos mais recentes buscam entender como e por que nossa intuição sobre relações de causa e efeito deixam de valer no mundo microscópico, regido por efeitos quânticos. Além de seu aspecto fundamental, essa nova forma de entender a causalidade tem aplicações práticas, por exemplo, na criptografia quântica, na qual a segurança da nossa informação é garantida, a menos que um hacker possa violar as próprias leis da física.

Bolsista Nota 10 Mestrado, FAPERJ (2005). Bolsista Nota 10 Doutorado, FAPERJ (2008). Outstanding Referee pela American Physical Society (2020). 

Palavras-chave: Teoria do emaranhamento, sistemas quânticos abertos, processamento quântico de informação, criptografia quântica, computação quântica, fundamentos de mecânica quântica, implementações experimentais, inteligência artificial, modelos causais.