pt_BR
Ciências Físicas | MEMBRO TITULAR

Oscar Sala

(Sala, O.)

26/03/1922
Brasileira
13/05/1952
02/01/2010

Oscar Sala graduou-se em Física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP em 1943. Trabalhou em pesquisas no campo dos raios cósmicos, obtendo a primeira medida do coeficiente de absorção das radiações cósmicas geradoras dos chuveiros penetrantes – estudo relativo à energia atômica.

Durante a Segunda Guerra, participou da construção de transmissores de rádio portáteis para o exército, no Departamento de Física da USP. Entre 1946 e 1948, realizou estágios com bolsa da Fundação Rockefeller nas universidades de Illinois e Wisconsin, dando início a uma duradoura cooperação com físicos estadunidenses que atuavam em Física Nuclear. Dentre essas valiosas cooperações, destaca-se a feita com Raymond G. Herb, conhecido projetista de aceleradores eletrostáticos, e quem instruiu Sala na projeção do acelerador Van de Graaff da USP, construído e instalado após o retorno de Sala ao Brasil. Pesquisas sobre reações nucleares foram feitas utilizando o Van de Graaff dos anos 1950 aos anos 1970.

Na ocasião da criação da Sociedade Brasileira de Física – SBF, em 1966, foi sócio fundador e ocupou o cargo de primeiro presidente desta entidade. Em 1972, Oscar Sala e sua equipe passaram a trabalhar com um novo acelerador, o Pelletron, acelerador eletrostático de grande potência, 8 milhões de Volts, comprado com verba do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico – BNDE. O Pelletron da USP foi o primeiro acelerador deste tipo construído industrialmente e abriu possibilidades de pesquisas com íons mais pesados, as primeiras realizadas na América Latina. Com estes aceleradores, formaram-se gerações de físicos nucleares.

Entre 1968 e 1975 foi diretor científico e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e, entre 1973 e 1979, presidiu também a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) (1973-1979).