pt_BR
Ciências Biomédicas | MEMBRO TITULAR

Lewis Joel Greene

(GREENE, L. J.)

10/08/1934
Brasileira
06/05/1998

Após obter o grau de “Bachelor of Arts” em Letras no Amherst College, e ter frequentado o curso pré-médico, com especialização em Química em 1955, foi um dos 10 alunos escolhidos para fazer parte da primeira classe de Programa de Pós-graduação do Instituto Rockefeller (hoje Universidade). A primeira parte da sua formação de graduação foi em química de proteínas, sob a orientação de C. H. W. Hirs, no laboratório de S. Moore e W. H. Stein, e a segunda em biologia celular, sob a orientação de C. H. W. Hirs e G. E. Palade. Seu interesse no desenvolvimento de metodologias para química estrutural de proteínas, no estudo da relação entre estrutura e função das macromoléculas e na aplicação de pesquisa básica em problemas clínicos surgiu na atmosfera especial do Instituto Rockefeller de 1955 a 1962.
De 1962 a 1974, chefiou grupo de pesquisa no Brookhaven National Laboratory, onde atingiu o nível de Bioquímica com “tenure”.
Seus interesses de pesquisa estavam relacionados à estrutura e função de inibidores de tripsina, espectrometria de massa das proteínas, peptídeos potenciadores de bradicinina e metabolismo das cininas. Os últimos dois tópicos foram desenvolvidos em colaboração com o Prof. Sergiio Henrique Ferreira e o Prof. Antonio C. M. Camargo, em Ribeirão Preto e no Brookhaven National Laboratory. Sua colaboração com o Brasil começou em 1968, quando visitou o laboratório do Prof. Maurício Rocha e Silva durante três meses, como “Fullbright Scholar”. Em 1974, tendo obtido licença de um ano no Brookhaven National Laboratory, visitou novamente o Brasil com a família para participar do desenvolvimento do Centro de Química de Proteínas. Decidiu permanecer no Brasil.
Foi acolhido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, onde permanece até hoje.
Além de suas contribuições para a Bioquímica como coordenador do CQP, é Editor do Brazilian Journal of Medical and Biological Research desde 1980, juntamente com Eduardo Moacyr Krieger, Sergio Henrique Ferreira e Dalva Pizeta.