pt_BR
Ciências Biomédicas | MEMBRO TITULAR

José Ribeiro do Valle

(VALLE, J. R.)

15/08/1908
Brasileira
23/12/1952

José Ribeiro do Valle, mineiro, filho de Esmerino Ribeiro do Valle e Leonídia Ovídia Ribeiro do Valle, cursou o primário no Colégio das Irmãs Concepcionistas, em Guaxupé, sua cidade natal. O ginásio, cursou no Colégio Arquidiocesano em São Paulo e graduou-se na Faculdade de Medicina, USP, em 1932.
Trablhou como médico interno do Hospital do Juqueri, SP, sob orientação do Prof. Dr. Carlos Gama e exerceu a Medicina em seu consultório, adotando como especialidade a Endocrinologia. Voltou-se, logo em seguida para a Medicina Experimental trabalhando com o Prof. Dr. Thales Martins no Instituto Butantan e na Escola Paulista de Medicina. Foi também Assistente de Fisiologia na Faculdade de Medicina Veterinária da USP.
Após essa fase inicial, e com a volta do Prof. Thales Martins para o Rio de Janeiro, assumiu a chefia da Seção de Endocrinologia do Instituto Butantan, desativada quando de sua volta de estágio de 2 anos nos Estados Unidos, com bolsa da Fundação Guggenheim, devido à incompreensão do então Diretor do Instituto, das verdadeiras finalidades de uma instituição científica.
Migrou então, definitivamente, para a Escola Paulista de Medicina onde, junto com o Prof. Dr. José Leal Prado, fundou os Laboratórios de Farmacologia e Bioquímica. Até meados da década de 80, desenvolveu aí sua carreira científica, dedicando-se não apenas à pesquisa mas também à formação de pessoal. Iniciou e coordenou, durante alguns anos, a Pós-Graduação nessa Escola e deu cursos de Farmacologia em vários pontos do país, sempre com a intenção de atrair novos talentos para a área de Farmacologia. Fundou, pouco antes de aposentar-se, o Instituto Nacional de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina, que reuniu os Departamentos de Bioquímica, de Biofísica e de Farmacologia. Sempre se interessou pela História da Medicina, tendo publicado alguns trabalhos nesta área.
Ao longo de sua carreira, recebeu homenagens, prêmios e honrarias, que sempre aceitou com humildade vendo nisso apenas o coroamento das atividades de um grupo de pesquisadores que a ele se associou na tentativa de colaborar no desenvolvimento da Ciência no Brasil.