pt_BR
Ciências Biológicas | MEMBRO AFILIADO

Jadson José Souza de Oliveira

(OLIVEIRA, J. J. S.)

01/03/1986
Brasileira
01/01/2020

Técnico em controle ambiental (2007) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), bacharel em ciências biológicas (2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), doutorado em biodiversidade vegetal e meio ambiente – plantas avasculares e fungos (2014) pelo Instituto de Botânica (IBt), São Paulo.

Desenvolve pesquisa em taxonomia, sistemática, filogenia molecular e ecologia de fungos (Basidiomycota), especialmente da ordem Agaricales, integrando morfologia macro e microscópica e cultivo micelial em meio de cultura, genética e evolução. Estudos ecológicos abordam fungos micorrízicos de áreas alagáveis (igapós) e fungos fitopatogênicos na Amazônia. Os estudos também incluem interface com etnomicologia, bioprospecção e biotecnologia com pesquisadores colaboradores, abrangendo macrofungos comestíveis. Participa de projetos de popularização do conhecimento científico com oficinas, produção de materiais didáticos e micoturismo (trilhas ecológicas para observação de macrofungos).

Segundo melhor painel em nível de doutorado apresentado no VII Congresso Latino-americano de Micologia, na Universidad de Costa Rica (2011).