pt_BR
Ciências da Saúde | Ex-Afiliado

Helton da Costa Santiago

(SANTIAGO, H. C.)

24/06/1975
Brasileira
01/01/2014

Graduação em Medicina (2001), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutorado em Desenvolvimento de Vacinas pela Universidade George Washington, Washington-DC, EUA (2008), e pós-doutorado no estudo da interação entre alergias e infecções helmínticas pelo National Institute of Health, Bethesda-MD, EUA (2012).

Professor adjunto no Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, atuando em pesquisas na hipótese da higiene com foco em similaridade molecular e resposta imune ao vírus da dengue humana. É membro do corpo editorial da Plos Negleted Tropical Diseases.

Recebeu os prêmios: Fundação Oswaldo Cruz/Grupo EMS-Sigma Pharma de Mérito Científico – categoria recém-mestre (2002); finalista do X Prêmio Jovem Talento em Ciências da Vida (2006); Grande Prêmio UFMG de teses – melhor tese na área de Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde (2007). Trabalha com imunologia humana e experimental de doenças tropicais e alérgicas. Publicou 35 artigos em periódicos internacionais, como Journal of Immunology e Journal of Allergy and Clinical Immunology.