pt_BR
Ciências Químicas | MEMBRO AFILIADO

Elisama Vieira dos Santos

(SANTOS, E. V.)

28/07/1987
Brasileira
01/01/2022

Possui graduação (2009), mestrado (2011) e doutorado em Química (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Durante o doutorado, trabalhou como cientista visitante no grupo do Prof. Manuel Andrés Rodrigo na Universidad de Castilla – La Mancha-UCLM, Espanha.

Professora Associada da Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Seus interesses de pesquisa incluem (1) Desenvolvimento de processos eletroquímicos para um ambiente mais limpo, (2) Remoção de poluentes persistentes da água e do solo, (3) eletrocatálise e fotoeletrocatálise, (4) Acoplamento de energias verdes a processos de remediação eletroquímica, (5) Eletrossíntese de oxidantes, (6) Hidrogênio verde como vetor de energia para processos eletroquímicos, (7) eletroanálise e construção de sensores eletroquímicos, (8) valorização de resíduos, (9) divulgação científica e ações para a igualdade de gênero.

Em 2020 recebeu o Prêmio Elsevier de Eletroquímica Verde pela Sociedade Internacional de Eletroquímica. Em 2016 recebeu o prêmio L’ORÉAL – ABC – UNESCO Para Mulheres na Ciência.