pt_BR
Ciências Biológicas | MEMBRO AFILIADO

Domingos Benício Oliveira Silva Cardoso

(CARDOSO, D.B.O.S.)

23/08/1984
Brasileira
01/01/2022

Graduação em Ciências Biológicas (2007), Mestrado em Botânica (2008) e Doutorado em Botânica (2012) pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Bahia. Realizou estágio de doutorado sanduíche (CNPq-SWE) (2011) em Montana State University (MSU), Bozeman, Montana, EUA.

Professor Adjunto da UFBA, pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE), e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Botânica (PPGBot) da UEFS e Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBioEvo) da UFBA. Colabora ativamente com o Legume Phylogeny Working Group (LPWG), no qual foi um dos autores principais de uma nova classificação filogenética das subfamílias de Leguminosae. Tem experiência na área de Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia, filogenia molecular, evolução floral, biogeografia e diversificação da biodiversidade de plantas na Amazônia e florestas tropicais sazonalmente secas, com enfoque principal nas famílias Leguminosae e Ochnaceae. 

Recebeu o Prêmio Capes de Tese 2013, pela melhor tese de doutorado do Brasil na área de Biodiversidade e foi também homenageado com as espécies novas Marcetia cardosoana (Melastomataceae) e Staelia domingosii (Rubiaceae).